quarta-feira, 3 de outubro de 2007

E o congreço faz susseço.


Notícia publicada hoje pela Folha on line dá conta que, durante um período, alguns documentos do Congresso Nacional tiveram estampado um carimbo com grafia equivocada. Nele a palavra Congresso aparece com ç. Ora vejam, Congreço!

Independente dos reais motivos que culminaram nesta trombada com a língua portuguesa este fato permite um delírio..... lingüístico? Os versados que me perdoem, mas sempre tive problemas em compreender as sutilezas diferenciais entre os termos língua, linguagem, lingüística e seus derivados. Não foi por falta de esforço ou método aplicado no aprendizado pela minha grande amiga e fonoaudióloga Kátia.

Se o termo foi mal empregado, substituam pelo correto, mentalmente, durante a leitura (delírio da linguagem, delírio da língua – embora este último me soe um pouco chulo). Mas como o delírio não tem nada a ver com a falha cognitiva do escrevente, vamos aos fatos.

A palavra congreço deveria existir.
Só para o seu quase homônimo brasileiro. Em que sentido?
Pois vejamos, o dicionário Houaiss indica que a palavra congresso (na sexta acepção) pode ter o significado de intercurso sexual, união carnal. Isso mesmo, igual àquela expressão muito usada como interjeição exclamativa, como desabafo e que não fica bem escrever neste blog familiar. Assim proponho que o tal carimbo permaneça e que todos os documentos sorrateiros ou desvinculados de interesses nacionais continuem identificados com ele.

Apenas um carimbo será suficiente?

Afinal, as situações em que o Congresso esteve envolvido nos últimos tempos permitem um desabafo grosseiro:

É congreço mesmo, mermão!

4 comentários:

Anônimo disse...

É isso ai cara!
Ele tão congreçando a vida da gente

É congreço, né!

Unknown disse...

Adorei o blogg.
Tô vendo que vou virar fã desse negócio cibernético.
Será, pelo pouco que conheço, um blog muito rico de idéias, criatividade e inspiração.
Ou seja, um ponto de encontro de amigos com um forte espiríto criativo, inovador e sedutor.
Sucesso!!!!!:)

roberto bezzerra disse...

pois é...
quando tomei conhecimento deste absurdo,nos primeiros segundos fiquei quase chocado.
depois,achei quase engraçado e por fim,cheguei à conclusão de que a palavra em questão,mais o carimbo que a tornou popular e o espaço físico onde tudo rolou,eram de uma coerência explícita.
tá certo.meu brasil brasileiro!

Anônimo disse...

Só o meu Amigo Dr Odilon para encontrar uma explicação científica (no caso filológica) para esta coisa medonha! Mais um ponto para você, meu Amigo!