sábado, 27 de outubro de 2007

Convencimento

Este é um bom tema para sábado. Antes de pensarem o pior de mim, esclareço que o tema ao qual me refiro não tem nada a ver com o sentido de presunção, soberba ou imodéstia, que a palavra pode ter. Até aceito que esta percepção do termo combinaria mais com um texto do autor, mas vou me deter na acepção de convencimento como ato ou efeito de convencer alguém, sobre alguma coisa.

O convencimento tem um papel importante em algumas profissões e existem técnicas para desenvolver esta capacidade. As atividades comerciais estariam fadadas à extinção se não houvesse pessoas com aptidão específica para convencer os outros das vantagens e utilidades de produtos. Os profissionais que detém ou desenvolvem esta capacidade adquirem um valor inestimável, em determinadas situações. Em outras relações, bem menos associadas às questões comerciais o convencimento salienta-se também como fator, pretensamente, catalisador.

Na maioria das vezes o ser humano tem uma necessidade de que os amigos comunguem de hábitos, opiniões, habilidades, atividades e um sem número de outros interesses. A simples afinidade que este relacionamento determina no campo das idéias, estima e afeição nem sempre é suficiente para dar segurança e estabilidade à amizade. Por isso, há consenso de que se deva aglutinar os amigos em torno de pontos comuns. Até as situações desagradáveis passam a ter uma percepção diferente quando têm a participação de amigos.

Aí que mora o perigo. Quando os amigos não pronunciam, espontaneamente, um desejo ou posição de concordância com os pontos de interesse escolhidos, entra em cena o convencimento. Independente das técnicas e da capacitação de algumas pessoas no exercício do convencimento, eu creio que o resultado deva ser sempre questionado. Qual a certeza de que o consentimento ou aceitação, obtidos pelo convencimento, resultem de uma manifestação da autonomia? Como ter certeza de que não houve constrangimento ou coerção naquilo que encaramos apenas como convencimento?

O processo de tomada de decisão envolve complexos mecanismos relacionados com vivências, crenças, desejos e percepções individuais que podem ser estimulados, positiva ou negativamente, por fatores externos. Os argumentos aplicados no convencimento podem funcionar como reforço para a lealdade e confiança, depositadas na relação de amizade, culminando numa participação voluntária. Ou ter um efeito contrário ao esperado determinando uma aceitação apenas por condições de alienação, submissão, acomodação ou imposição. E os resultados podem ser desastrosos para a amizade, no longo prazo.


PS: o texto, bem como o seu caráter intimista, apesar de aplicáveis não foram motivados pelos acontecimentos de participação na confraria e nem com o desaparecimento voluntário da amiga relapsa, a despeito das tentativas inglórias dos amigos de incluí-la no rol de blogueiros participativos. Acho que é um reflexo da overdose de ética dos últimos três dias. Os circuitos ainda estão funcionando num mesmo canal. Preciso imediatamente escrever sobre grandes bobagens. Socorro, uma piada de loira, na veia.

2 comentários:

Unknown disse...

Não seja por isso, aqui vai uma básica, só para estabilização do paciente :)

Por que a loira ficou tão feliz quando ela terminou de montar aquele quebra-cabeça em apenas 6 meses?

R: Porque na caixa dizia:"De 2 a 4 anos"

Fonte: http://www.morriderir.com/lo1.asp

roberto bezzerra disse...

minha contribuição será oferecer 2 opções de cenários, para uma "grande bobagem" dar as caras.

cenário 1: bermudão de tactel estampado,um camisetão branco,mas
imaculadamente branco,calçando umas Havaianas da cor do mar,tomando água de côco embaixo de um quiosque de junco,numa praia perdida na Polinésia.

cenário 2: o segundo andar de um apartamento na av.Trois Anges em Paris,com a floreira da janela repleta de gerânios,um gato malhado e preguiçoso dormindo numa "bergère" e do aparelho de som saindo a voz da Juliette Gréco sofrendo por algum amor desfeito.

que tal?