sábado, 13 de outubro de 2007

Instantâneos paulistanos (2)

Manhã de um sábado ensolarado. Parece que os deuses se juntaram para enviar um dia especial de primavera. Os pássaros cantavam, as flores exalavam um agradável perfume e a luminosidade parecia saída de um quadro impressionista. Entro na padaria Xodó Paulista (na Ministro Rocha Azevedo – não estou ganhando nada pela propaganda). As atendentes, apesar de estarem trabalhando neste dia radiante, procuravam encantar os clientes. Na minha frente uma moça, de idade indefinida, semblante carregado, parecia impaciente esperando o atendimento.

- bom dia! Em que posso ajudá-la?
- me vê dois pães de nozes. Tô com pressa.

A atendente pegou um pão de torresmo, que estava em cima do de nozes, e a cliente replicou ríspida:

- o que está fazendo? Eu não quero de torresmo. De nozes, não escutou?
- eu preciso tirar os pães de cima para chegar aos de nozes.
- então vai rápido que estou atrasada.

A atendente pegou os tais pães de nozes e começou a retirar a etiqueta com o preço. Neste momento a cliente quase saltou para dentro do balcão, de tanta irritação:

- o que você ta fazendo com os meus pães, menina?
- estou tirando as etiquetas.
- eu não pedi, retrucou a cliente.
- se eu não retirar pode haver registro duplo de preço.
- como vocês têm um sistema confuso. Me dá logo este pão.
- tenha um bom dia e volte sempre, respondeu a atendente.

Sinto pena destas pessoas para quem até um te amo soa como grosseria.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cruzes! Mal humorada a moçinha não?

Da pra imaginar o restante do diazinho dela, pobre menina!

A vidinha dela deve ser bem legalzinha. Ela não deve ter vivido no mundo real, maravilho e radiante que conta o autor, o dela deve ser alguma coisa paralela, comprado de segunda mão, ou pirataria do país vizinho.

Anônimo disse...

Calma, calma, calma!

Vamos dar um desconto para a garota. Vai ver estava o maior calor, perto de 30º., e ela usava uma blusa de lã de gola role. Isto não tem humor que agüente.

Ou estava com aquelas três letrinha tão comum hoje em dia, que parece ter virado a desculpa oficial para moçoilas malcriadas.

Mas é o que eu sempre digo, ou a pessoa aprende, ou a vida vai ensinar, e às vezes, de uma maneira não tão suave. A garota do texto parece uma séria candidata a vaga.

Anônimo disse...

Hummmmmmm!

Citação da Xodó Paulista com layout e tudo. Isto parece ser uma merchandagem deslavada.

Acho que pode ser até lavagem de dinheiro.

Não sei, mais que ai tem coisa tem.

roberto bezzerra disse...

não é legal,mas acho até normal que eventualmente qualquer um de nós perca um pouco a paciência no dia-a-dia.
mas a simples observação tem me mostrado que tem gente que traz no DNA a grosseria a rispidez,e o azedume.
muitas vezes,até o simples olhar é áspero.
mas um receituário azul e um bom tarja preta ajudam...

Anônimo disse...

hum .... será que serviu p/ alguem ?? conheço algumas pessoinhas bem amadas por claro , mas tenho que dizer a vida vai ensinar as duras penas ...