terça-feira, 30 de outubro de 2007

Ícones, quem é esta gente, Roberto?

Hoje vou me deter num comentário do post de ontem. Assim distraio a atenção da amiga mineira que está com cisma de que o escrevente desenvolve plena campanha difamatória contra a imagem do estado natal e de seus habitantes. O autor do comentário é um dos meus melhores amigos, de longa data. No caso dele podemos enfatizar o longa visto que o aparecimento deste senhor quase coincide com a vinda dos açorianos para o Porto dos Casais. São realmente anos de janela.

Mas o post não vai limitar-se a descortesia sobre contagem de tempo. O fio do assunto começa pelo conhecimento musical deste sujeito. É indescritível. Existem gêneros musicais dos quais ele gosta, outros um pouco menos e até alguns que ele desgosta. Porém, sobre todos, ele sabe detalhes que deixariam muitos fãs musicais com complexo de iniciantes. E toda a informação que ele repassa é sempre sem pedantismo, quase didática.

Tá certo que com o passar do tempo o gosto musical foi ficando marcante em relação a um gênero de música um pouco antiga. E com isso a maioria dos intérpretes que ele cita como ícones já não estão mais conosco, para usar um eufemismo. A palavra ícone foi muito bem aplicada com o significado de pessoa emblemática do seu tempo (grifo do escrevente). E este tempo, com certeza, não é muito recente. Não sei se por coincidência, as quatro cantantes citadas teriam, juntas, bem mais de 300 anos. Duas delas já engrossam o coral de anjos do Senhor.

A idade ou o fato de não gravarem com assiduidade não tira o valor de cada uma delas. Inclusive a música tema dos comentários do outro amigo (que parece querer compartilhar os direitos autorais do blog) foi um grande sucesso de algumas. A musicalidade castelhana me inspirou ainda mais. Ao invés de escrever vou gravar um disco.

Alguém se habilita a auxiliar na escolha do repertório?

4 comentários:

roberto bezzerra disse...

realmente a tal musicalidade castelhana é fascinante.mas para se deliciar com ela tem que se despir daquele velho preconceito que determina que boleros e assemelhados são gêneros musicais de gosto duvidoso...
(o que seria "não duvidoso"?)
para mim é um pouco simples a questão O QUE SERIA UMA BOA MÚSICA...
é como acontece com o vinho.vinho bom é aquele que teu paladar aceita com prazer na hora e tua cabeça no dia seguinte também.
este mesmo raciocínio serve para quase tudo,e dispensa aqueles chatos e intermináveis "work-shops"
sobre todas as coisas,que acaba virando um monte de termos técnicos
acompanhados de olhares graves e significativos de quem é autoridade no assunto...
mas voltando à música,que para mim sempre foi uma das coisas que mais me dão prazer,acho que um bom tango,um bom bolero caem muito bem nos nossos corações e ouvidos latinos.
embora a gente torça um pouco o nariz,a grande maioria tem uma lembrança bem guardada neste idioma.
se não tem, com certeza terá...de umas férias,de uma tarde no engarrafamento no trânsito,de um amor que insiste em não acabar,de um tango que a mãe gostava,um bolero que dançou sem se dar conta,enfim,ninguém escapa de um bom bandoneón,um violino e umas maracas!
que tal un Piazzolla cantado por Susana Rinaldi,ou mesmo instrumental? com direito a uma
"parrilla" e o tal "bom vinho"...
quero deixar bem claro que não tenho nada contra o "novo tango"
que uma rapaziada andou revitalizando,como por exemplo o pessoal do GOTAN PROJECT ou mesmo
a garotada do BAJOFONDO TANGO CLUB.
muito pelo contrário! deram uma
modernizada mas sem perder um só milímetro da essência do tango...
se eu fosse teu produtor musical,
escolheria o seguinte repertório:
01= esperame en el cielo
02= balada para mi muerte
03= balada para un loco
04= encadenados
05= el dia que me quieras
((estas cinco músicas não podem faltar em nenhuma seleção que se preza...))

obs// a capa do disco da gloria lasso não poderia ser melhor!!

Otávio disse...

Lembranças de um passado distante...

De repente alguns insistem em fazer a gente pensar que já viveu bastante. Deus! De onde saíram estas mujeres? Com certeza dos quase 2000 cds do Roberto, eu já disse a ele, 90% dos cantores e cantoras de lá, ou já se foram ou deveriam ter ido. Tem coisas espetaculares, como algumas mulheres cantando em espanhol que para mim é o máximo, espanhol e voz feminina é a dupla certa para me agradar, e muito.

Bom, minhas sugestões para gravação do seu LP (ou ainda vai ser em 38):
- Besame mucho (com a voz bem rouca)
- Porque tu me acostumbraste
- Somos novios (se quiser eu peço para Christina Aquilera cantar junto)
- A media luz (não poderia faltar um tango, lógico)

Uma sugestão: continuar escrevendo, escrevendo..., em qualquer língua, tanto faz. Mas você cantando vai ser jogo duro.

PS. Vocês não acham que o Roberto deveria criar um blog para falar de música? Com certeza nos teríamos informações surpreendentes (novas, antigas e muuuito antigas).

Otávio disse...

Eu de novo!

Bonitinha a Gloria Lasso, parece a mamãe do “Papai sabe tudo”. “Honey, I am home.”

Anônimo disse...

bom comeco