quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Diálogo entre insones

A notícia da possibilidade de utilização do peixe, conhecido como paulistinha, em modelo animal para estudos de genética dos distúrbios do sono, motivou uma blogueira concorrente escrever sobre a companhia que este “próximo bichinho” poderia fazer nas suas noites de insônia. Imaginou-se trocando idéias com ele e criando uma amizade. E o solícito esposo já está planejando a ativação de um aquário.

Antes de iniciar um papo amigável certifique-se do sexo do seu companheiro de insônia, pois ele pode ser determinante na escolha dos assuntos. Imagine passar as noites discutindo sobre esportes aquáticos, novas formas de produção artesanal de uma bebida à base de alga fermentada (tirada com ou sem colarinho) ou se as fêmeas de vertebrados aquáticos valorizam ou não o tamanho da barbatana.

Discorra sobre as maravilhas e vantagens de possuir um blog. Já pensou se ele se estimula? Mesmo que as limitações de informática possam não parecer óbvias, o desempenho de digitação pode ser comprometido pelas nadadeiras. Sempre existe a possibilidade de abrir um blog no lugar do paulistinha e publicar textos como ghost-writer, até que ele desenvolva um processo de postagem mais eficaz e que não dependa de ação manual – quem sabe comando de voz. Tenho uma sugestão para o nome. Que tal – Osteichthyes, eu vi! O risco é que ele assuma o seu próprio blog antes de outro amigo.

Assuntos profissionais também podem estar restritos. Afinal as competências e habilidades necessárias para a sobrevivência ou saliência profissional são muito diferentes num meio fluido e num meio denso, como o que estamos acostumados. Inteligência de mercado? Existem estudos que mostram claramente a presença de inputs inteligentes em vertebrados apesar da utilidade e aplicação destas relações serem ainda muito discutível frente às possibilidades limitadas de ação no meio. E não se pode esquecer que, talvez, esta última palavra traga recordações desagradáveis em relação à espécie.

Quem sabe falar de amenidades – sobre o tempo, por exemplo. Tá certo que o referencial será um pouco diferente. Não é esperado um alinhamento estreito nos conceitos de umidade relativa do ar. Muito cuidado com a entonação quando se referir ao tempo chuvoso, poderá parecer ofensivo para o paulistinha, principalmente se a conotação for de desagrado. Afinal manifestar descontentamento por água para um peixe pode ser considerado uma afronta.

Os assuntos de beleza estão liberados desde que não incluam aspectos de ressecamento da pele ou dicas de maquiagem para a escolha de sombras e delineadores, totalmente sem sentido para um pobre animalzinho fadado a viver cercado de água e com os olhos bem abertos. Vantagens do rímel escuro ou branco? Nem pensar.

Um tema perfeito seria alimentação. Afinal com a revolução da culinária moderna passamos a conviver com, e apreciar, pratos com algas, plânctons e demais microorganismos marinhos. Ponto para o paulistinha que poderá lhe ensinar muitas formas de preparar estes componentes. Isto, uma boa opção é passar a noite trocando receitas com o paulistinha.

5 comentários:

Christiane disse...

Eu tenho dois comentários prementes a fazer, antes de acabar de me matar de rir, e poder assimilar direito tudo:

1 - no último parágrafo, não se cogitou a hipótese (verdadeira) da amiga humana gostar de sushi, o que pode inviabilizar a amizade a priori

2 - infelizmente um grande laboratório das redondezas não faz exame de dopping... porque eu gostaria muito de checar o nível de sobriedade do autor destas elocubrações!!!

Anônimo disse...

Uau!!!!! deve ser bem diferente passar as noites dialogando com um ser tão gosmento, sempre molhadinho, sem dizer que alem de discutir assuntos trivias aquaticos, discutir a relação dos companheiros . Imaginem o relacionamento entre polvo e lula?? ou qual peixe é mais potente !!!! vai ser bemmmmmmmm interessante ... sem contar as vantagens que o amigo escritor escreveu, já existe rimel a prova d'agua e depois estará sempre pronta " molhadinha" bj

Otávio disse...

Alguns comentários.

A compra de um bom aquário seria muito bom, daquele bonitos com ambientes, navios piratas afundados, plantas aquáticas e visual impecável. Afinal não vamos querer que nossa blogueira amiga passe as horas de sua insônia com um saquinho plástico nos joelhos, com um peixe dentro, não é mesmo?

Há! Uma poltrona bem confortável para ela, lógico.

Se acaso todas as tentativas de entabular um diálogo, listadas pelo autor, literalmente fossem por água a baixo, os amigos poderiam ficar se olhando com olhos esbugalhados, enchendo e esvaziando as bochechas e fazendo “ozinhos” com a boca. Esta alternativa seria muito interessante, pelo menos para o peixe.

E assim vai...A insônia é tão desagradável que temos que esgotar todas as possibilidades de ficarmos com uma companhia.

roberto bezzerra disse...

se eu não conhecesse bem o autor do post,seria levado a acreditar que ele guardou em um vidro algumas gotas de um tal Ácido Tropicalista,que fez um retumbante sucesso no início dos anos 70.
as pessoas,dizia-se,viam coisas nas dimensões mais absurdas,cores que até então não existiam e multiplicavam tudo o que estava no campo de visão.
e depois,como final apoteótico,tudo acabava como uma grande gota prateada caindo no chão.
mas,como eu o conheço bem,sei que é pura inventividade,já que até para usar um reles colírio ou coisa que o valha,é uma verdadeira mão-de-obra...
(achei ótima a escolha da ilustração.chego até a ouvir o tic-tac do despertador).

Anunciatta disse...

Ai, ai, ai, que situaçãozinha difícil a desta menina, eu não entendi direito, é o maridinho dela que vira peixe de noite?

Também concordo com alguns amiguinhos, tem que comprar alguma coisa com água para o peixinho, mais em sendo ele o maridinho, eu sugiro uma banheira. Com certeza vai ficar um papozinho bem mais agradável e íntimo

A bruxinha falou até quando vai o encanto? Nós os amiguinhos podemos ajudar de algum jeitinho?