quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Ode a São Lucas

Hoje é o dia do médico. Impossível esquecer esta data. Primeiro porque sou médico. Segundo por ser filho de uma carola inveterada que ao invés de canções de ninar contava estórias de santos. A cada dia um santo e um martírio diferente. Comemorações litúrgicas. Por um distúrbio da personalidade, presente desde a tenra infância, o sono vinha antes do flagelo do pobre do santo. Não são desta época as minhas memórias do campeonato de arco e flecha de Sebastião ou do pão e circo dos mártires primeiros da igreja. A única vaga recordação refere-se ao dia de São Lucas, Evangelista, discípulo de Paulo Apóstolo e médico - 18 de outubro. Talvez pela simplicidade da estória. Na época gostava da representação, só bem depois vim a lucrar com a data e receber homenagens.

Neste dia as lembranças foram exclusivamente para o lado profissional. Todos os méritos focaram no ser e estar médico. Isso que cortei o cabelo, usei perfume novo, apareci com o terno Armani que custou uma fortuna e botei a gravata de legítima seda francesa (presente de uma parabenizável também) evocando a primavera na Provance. Nada foi suficiente para desviar a atenção do qualitativo medicinal. Nenhum elogio para qualquer outro diferencial. Devo ter passado por mal-arrumado, mal-cheiroso, mal-engravatado ...mas Médico. O consolo é que restam todos os outros dias para notar as demais qualidades.

A todos que lembraram da data, obrigado.
Aos que não lembraram, obrigado também.
Amanhã tudo volta ao normal.

PS: pelo título devia ser um poema lírico em homenagem ao santo e não uma apologia a minha pessoa. Misericórdia!

3 comentários:

roberto bezzerra disse...

gostaria de ter ouvido algumas destas estórias,já que tenho uma certa queda por vidas trágicas,ainda mais de santos.
vales de lágrimas,despenhadeiros de virtudes,fogueiras de paixões...
isto tudo,dá muito filme,muito livro e até literatura de cordel:
"o santo do açude e a donzela decaptada" seria um bom título.
de qualquer maneira, aqui vai minha homenagem a são lucas por tudo o que ele representou na Bíblia, e a seus seguidores fora dela.

Anunciatta disse...

Santinho!!!

Promessa é divida e você esta cumprindo, que lindinho.

Você faz muito bem homenagear o seu santinho protetor, ele merece.

Feliz dia do médico!

Só uma perguntinha, sua mãezinha tem e-mail?

Anônimo disse...

passou mesmo , lembrei de alguns e até lgei p/ outros , mas não vejo vc como medico apesar de socorrer-me desde de .. deixe as datas p/ lá rsrsrvc é tãO MAIS querido , mais amigo , emana mais calor , geralmente , médicos são frios , distantes vc não é 1000 , mas ... feliz dia atrasada .
Amiga Anunciatta, VC TÁ EM TODAS HEIM.....