sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Semi-MEME ou coisa parecida.

Na época que recebi o convite para o meu primeiro, e único, MEME fiquei realmente interessado por estas formas de propagação cultural. Não desenvolvi nenhuma teoria sobre o assunto, mas acabei criando o meu conceito sobre a transposição da informação de uma mente para outra e a sua finalidade, dentro de um contexto específico. Na blogosfera o significado do MEME foi contextualizado (eta palavra arretada, meu). Refere-se a criar um post com uma idéia e fazer com que outras pessoas escrevam sobre esse mesmo assunto, dando seu ponto de vista.

Misturando as idéias, lendo um artigo sobre gêneros jornalísticos, lembrei-me de um antigo jornalista (?) que foi o pai do colunismo social e responsável pela igualdade de pensamento de boa parte da nossa zelite, entre as décadas de 50 a 80 do século passado. Falo de Ibrahim Sued. Este senhor criou uma série de termos que povoaram o imaginário social de uma época. Todo café-society, para não ficar na geladeira ou causar um rebu, devia evitar atitudes shangay. Sorry, periferia. A geração pão-com-cocada deve estranhar este vocabulário característico de gente-bem. Cavalo não sobe escada.

MEME e colunismo social? Parece o samba do crioulo doido. Calma, tem sua explicação. Aderindo a modernidade memética e utilizando a terminologia das antigas colunas sociais, tenho uma proposta aos amigos. Conclamo os participantes da confraria literária a descreverem duas situações atuais (da última semana) pessoais ou não, que se encaixem no conceito de bola branca e bola preta, firmado pelo sábio Ibrahim. Por simples associação de idéias temos que bola branca significa uma exclamação de agrado e bola preta de desagrado.

Vamos lá, Chris, Guilherme, PI, ParanoidJ, Lele (já plenamente instalada no rol dos amigos), Otavio e Roberto (estes ainda na fase blogless). Aguardo as suas bolas brancas e pretas. Não há obrigatoriedade na continuidade (por isso o semi), mas se quiserem espalhem por aí.

Começo eu:

Bola preta - o renascimento do caudilhismo na América Latina. Agora os currais e quintais estão atingindo relevância familiar de primeira grandeza.

Bola branca - o surgimento de oportunidades para que amigos mostrem o seu potencial produtivo. O reconhecimento da capacidade que alguns se permitiam fingir que não viam.

PS: vai daqui uma pequena chantagem para um dos participantes - apesar de não gostares de MEME tu não vais contrariar uma pessoa de idade, vais?

6 comentários:

Christiane disse...

Tarefa cumprida. Vide http://chrises.wordpress.com/2007/11/02/porque-meme-de-amigo-e-menos-meme-do-que-os-outros/

Otávio disse...

Como sou um blogless o vide tem que ser aqui mesmo, vamos lá:

Bola preta - está ficando cada vez mais triste viver neste país. Ou melhor conviver com o seu povinho (os "espertalhões", lógico). Uma sensação de que o mal está vencendo.

Bola branca - trabalhei neste feriado e não trabalho no domingo (coisa boa!!!!!)

roberto bezzerra disse...

[bola preta]=para este escândalo, esta vergonha da adulteração de algumas marcas de leite longa-vida.
na minha opinião,não se brinca com alimentação e medicamento.
tinha que estar na categoria de crime inafiançável.
xilindró direto.sem conversa e sem celular...

[bola branca]=para a imigrante salvadorenha sortuda que achou uma cédula de 20 dólares,de manhã, ao sair para o trabalho e jogou tudo.
resultado: ganhou simplesmente 2
milhões de dólares na loteria de
nova york.
fiquei contente, principalmente por saber que ela estava correndo o risco de perder a casa onde mora por dificuldades financeiras...legal!

Anônimo disse...

bola branca=para os brasileiros por serem sede da próxima copa do mundo, para a imagem do nosso país.
bola preta = para os outros países

ou será

bola branca = para os políticos corruptos que terão um fortíssimo motivo para colocarem a mão na bufunfa alheia ... (já posso imaginar as licitações para construção dos estádios).. e ..
bola preta = para o povão que nem se dá conta do pão e circo??

amigo Odilon, será que existe também as bolas "cinzas"?

P.I.

Anônimo disse...

vamos lá:

Bola branca: recorde de pontos do ibovespa, demonstrado que nossa economia tem muito fôlego para crescer;

Bola preta: que calor absurdo está fazendo em plena primavera. Sinal de que esse tal de efeito estufa ta realmente fazendo efeito, ou seja, o homem conseguiu degradar a natureza a tal ponto de influenciar mudanças climáticas extremas.. Talvez o Al Gore realmente tenha razão

Anônimo disse...

Pronto:

http://blog.mazza.com.br/2007/11/05/semi-meme-do-odilon/