segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O quarteto fantástico

O post de hoje era para ser sobre quatro personagens que preencheram uma boa parte da viagem de trem entre Praga e Viena, no mês de junho passado. Eram as super-tagarelas. Durante todo o tempo em que permaneceram na cabine não pararam de exercer esta habilidade poderosa. Em diversos momentos tivemos o quarteto falando ao mesmo tempo. Óbvio que sobre assuntos dos quais não tenho a menor idéia. Pelo menos do verdadeiro teor, pois a estória interpretada ficou muito divertida. Talvez mais divertida do que a real. Mas parodiando um grande amigo, este será um tema muito bom para continuação em outro momento. Fica apenas a chamada, como de seriado ou novela televisiva.

Resolvi escrever sobre um assunto nada familiar - super-poderes. O motivo do desvio de foco não foi uma diminuição do nível de algum medicamento de tarja preta, no sangue. Apenas fiquei impressionado com a variedade e quantidade de super-poderes disponíveis ou possíveis de serem encontrados na ficção. Tento me convencer que apenas na ficção, para não ficar perturbado. Os que me conhecem sabem que sou facilmente impressionável.

Esta tal variedade pode ser encontrada na wikipedia. Com direito a classificação e farta exemplificação de heróis de histórias em quadrinho ou de filmes e seriados de televisão. Tenho de confessar que mesmo com a minha pródiga inventividade não imaginaria a criação de alguns destes poderes. Desconhecia, totalmente, o poder classificado dentro do item de manipulação de forças fundamentais e relacionado com o controle da probabilidade. Não, definitivamente não se trata de manipulação estatística de dados governamentais, apesar de ter uma utilidade até neste setor.

O poder está relacionado com a habilidade de alterar a probabilidade (de ocorrência de eventos) causando acontecimentos estranhos ou impedindo acontecimentos normais. Um exemplo típico é a Feiticeira Escarlate. Muito prazer senhora feiticeira. Para quem, também não conhecia a personagem a sua história esta disponível no link de exemplos.

Outros poderes, para mim desconhecidos, incluem umbracinese, intangibilidade, ingestão de matéria (lembra um pouco a alimentação, com algumas vantagens), omni-glossia, explosão psiônica (isso cheira a sem-vergonhice), manipulação óssea (para mim uma mera atividade dos ortopedistas), duplicação transtemporal, resistência evoluída (aplicável em propaganda das Duchas Corona), prehensilia, visão microscópica (habilidade muito útil para gerar economia no setor de hematologia e parasitologia) e projeção astral.

Sem dúvida nenhuma o mais interessante deles não é um poder desconhecido dos brasileiros – a distorção da realidade. Nos últimos tempos temos assistido a proliferação exagerada deste super-poder, nos mais diferentes segmentos da vida pública nacional. Em todos os lugares, em diversas oportunidades o noticiário mostra-se contaminado pela exuberante aplicação deste poder. Ninguém distorce tão bem uma realidade como os nossos heróis.

Ora vejam e eu perdendo tempo com questões meramente realísticas ligadas à biologia e outras ciências ultrapassadas. Tenho de me reciclar urgentemente. E buscar uma vantagem competitiva, pelo desenvolvimento de algum super-poder. Quem sabe a grafia hilária.

4 comentários:

Christiane disse...

PELA PRIMEIRA VEZ!!!! eu tenho que dizer: deixa de modéstia, Dr. Odilon, o senhor praticamente inventou o estilo conhecido como grafia hilária!!!

Otávio disse...

Eu imagino o seu grau de excitação ao se deparar com lista tão grande. O que deve ter viajado sua cabeça com os nomes e as descrições dos super poderes.

Para mim também foi muito prazer dona feiticeira, nunca tinha ouvido falar. E ela é até um pouquinho mais nova que eu (na realidade uma garota).

Agora, outro poder que você poderia desenvolver, seria talvez a modéstia camuflada, Fazer com que as pessoas acreditem que você é realmente um cara modesto, acho que só com algum tipo de onda magnética interferindo na cabeça.

Muito legal a ilustração, é meu herói preferido.

Lele disse...

Já tentou contar os super poderes de HEROES?
Tem alguns lá que devem causar inveja aos políticos brasileiros...
bjs

roberto bezzerra disse...

pois eu confesso que às vezes gostaria de ser um desses heróis,
só para ter alguns super-poderes,como por
exemplo,com um simples piscar de olhos, fazer com que alguém ou alguma coisa indesejável desaparecesse...
como uma bolha de sabão estourando
no ar. sem dor, sem sangue, sem
culpas.
enfim, sem Freud e nenhum dos amigos dele. simplesmente afastar a coisa indesejada do seu campo de visão e da sua vida.
que delícia seria poder fazer uma espécie de pulverização e lipoaspiração no universo...
seria uma seleção quase natural.