terça-feira, 20 de novembro de 2007

Esportes coletivos - esclarecimentos.

Ainda antes de iniciar as indicações, gostaria de esclarecer alguns pontos sobre esportividade e coletividade. De uma forma genérica, esporte corresponde a todas as atividades acompanhadas de exercício físico e habilidades específicas, submetidas a regras especiais de desempenho. Coletividade refere-se a grupo mais ou menos extenso de indivíduos que possuem interesses comuns. Juntando os dois conceitos temos os esportes coletivos - atividades físicas em grupos sob controle de regras.

Com esta convergência conceitual podem-se analisar as sugestões de esportes, apresentadas por alguns amigos. Quanto ao pôquer, apesar da qualificação esportiva atual, a atividade física envolvida mostra uma limitação para o alcance de exercícios desejados, no caso clínico da amiga. Muitas das habilidades envolvidas neste esporte, principalmente as de estratégia e blefe, já são exercidas sem um resultado satisfatório, do ponto de vista da melhoria do estado físico. O descarte também pode ser justificado pela ausência de interesses comuns. Cada um por si e que os demais que se ferrem.

Em relação ao esporte descrito como mexe-mexe, prefiro não tecer nenhum comentário para evitar a exposição da pessoa que sugeriu e da cliente, a situações constrangedoras. Resta então o esporte da caminhada, já iniciado pela cliente com a participação do amado esposo. Na verdade uma clara contaminação da cliente pelo referido senhor. Mas será que os critérios de esporte coletivo são preenchidos por esta atividade? Apesar de incluir exercícios físicos e habilidades específicas, a caminhada a dois carece de regras de desempenho. Mas esta questão poderia até ser relevada.

O fato que impede a aceitação, desta sugestão, está ligado à questão conceitual de coletividade e as conseqüências da sua aceitação nestas circunstâncias. Assumindo que uma atividade realizada por duas pessoas possa constituir-se em coletividade, as regras de generalização permitiriam considerar o ato sexual a dois, como sexo grupal. Com todas as conotações decorrentes do fato ou do ato. Portanto, parece mais adequado evitar a aprovação desta forma de caminhada como um esporte coletivo.

6 comentários:

roberto bezzerra disse...

Também concordo.
Coletivo é coletivo e conjugal é conjugal, mesmo o love sendo the many splendored thing !

Anônimo disse...

Acho que em vez da pizza a gente poderia marcar uma caminhada. Assim ajudava a amiga e transformava em coletivo.

PS - a ilustração tem alguma coisa a ver com o passado do peregrino?

Christiane disse...

Eu agradeço o apoio do Otávio, aceito a ajuda, mas questiono, do meu ponto de vista mais amplo. Comer pizza entre amigos não pode ser considerado um esporte coletivo, em uma perspectiva mais ampla?
Vejam meu post de hoje...

Anônimo disse...

se o pôquer e o mexe-mexe foi veementemente desqualificado o que dizer então de uma cerveja coletiva? melhor nossa amiga desistir dessa parada de esporte coletivo e pelo menos começar nossa caminhada - sem falar de trabalho.

Unknown disse...

oi eu tanbem concordo

Anônimo disse...

Olha gostei muito mas se colocase em esportes coletivos a definição atividades físicas praticadas em grupo,sob controle de regras iria ficar melhor pro pessoal entender.