sábado, 17 de novembro de 2007

Que blog é esse?

Alguns conhecidos devem estar estranhando que esse não seja um blog médico. Nem mesmo um blog de médico. Agora, estes alguns devem estar perguntando qual a diferença entre um blog médico e um blog de médico? E que outros tipos mais existem?

Primeiro, o blog médico serve para alguns colegas exercerem a simplicidade e o grau de esclarecimento, que deveriam ter para com todos os consulentes, apenas na via eletrônica. Como uma demonstração de sintonia com a patuléia, descomplicam todos aqueles jargões médicos e passam a falar a mesma língua do público. Com isto prestam um bom serviço, pelo menos no atacado. Quando as questões se individualizam, retornam as suas origens e discutem como se fosse uma conferência entre colegas. O varejo sai prejudicado. Cada caso continua sendo um caso, com todo o seu significado clínico.

Segundo, um blog de médico serve para alguns colegas generalizarem a fórmula de solucionar problemas apreendida durante a formação médica, aplicando-a em diferentes temas. A linha de raciocínio e as buscas de soluções ainda permanecem, eminentemente, médicos. Mesmo sem falar diretamente em Medicina os exemplos são completamente contaminados pela formação na área. Sempre sobra um pouco do ranço da área de origem. A difusão da cultura hipocrática. A indução dedutiva ou a dedução indutiva aplicada à exaustão. Um mero conserto de televisão assume ares cirúrgicos. As informações tornam-se preventivas, diagnósticas, terapêuticas ou prognósticas.

Já alguns escolhem serem apenas médicos blogueiros. A mensagem em primeiro lugar. Óbvio que sem conseguir ou querer apagar/disfarçar uma realidade. Para estes, a missão abraçada nos bancos escolares (de ensino superior, mas nem por isso deixam de ser bancos de escola) assume outro enfoque. Sem um grande feito de proximidade ou aplicação de conceitos. Apenas um médico com blog. Uma pessoa com uma profissão e que optou por uma forma de comunicação específica. Quando necessário pode passar por momentos de blog médico ou blog de médico. Estar, mas não ser.

Isto faz toda a diferença.

8 comentários:

roberto bezzerra disse...

Tu sabes muito bem o que eu penso sobre isso. Normalmente gosto de entrevistas e assuntos ligados à saúde das pessoas.
Mas quase sempre acabo me irritando um pouco com teus colegas,pois sempre preferem algo como: "Ah sim, ele fez uma fenestrese descendende esquerda com virulência severa" para dizer que a pobre criatura estava com uma forte dor no ouvido esquerdo...
Por que isto? será que é falta de cuidado com o leitor ou ouvinte?
ou, o que seria pior, será que não é de propósito, para deixar uma barreira e gamurizar assim sua atividade?

Adriana disse...

Em resposta ao amdo mestre e ao Roberto leia meu Blog.

Christiane disse...

Amigos,
Vejam minha convocaçao/ convite em
http://chrises.wordpress.com/2007/11/17/convocacao-aos-amigos/
Chris

Christiane disse...

Eu concordo com o Roberto e sou contra todos os jargões exotéricos, tanto dos teus como dos meus colegas. E admiro intensamente os profissionais que sabem se fazer respeitados sem lançar mão deste artifício. Sem dúvida o amigo blogueiro é

Christiane disse...

Completando o comentário cortado:
1 - eu me referia aos meus colegas economistas (oops, bacharéis em ciências econômicas).
2 - completando a frase que eu devo ter engolido com o mouse, o amigo blogueiro é um exemplo notório deste admirável grupo!

Odilon disse...

Gente,

obrigado pelas palavras de carinho e estímulo. Eu nem sei se mereço, todas. A modéstia me impede de achar que eu seja isto tudo mesmo. Mas se vocês afirmam, deve ser mesmo. Continuem até que se torne idolatria!

Afinal o grupo que já tem um santo pode precisar de um ídolo. Ecumenismo é a palavra de ordem.

Adriana disse...

ESTE É O MAXIMO DA HUMILDADE!!! HUHUHHUHUH!!!

Lele disse...

Ai ai ai.
Apesar de ser designer, já trabalhei com médicos e, posso dizer, que grupinho dificil de aturar... HAHAHHA
Já me apaixonei por um..... que sonho... heheheh amor platonico
Hoje em dia tenho medo das broncas do meu obstetra!!! HAHAHAHAH Mas ele é o máximo!
Agora, Odilon! Nem sei o que dizer... adoro seus textos e seus comentários espirituosos.
bjs