sábado, 10 de novembro de 2007

Mais simpatias, agora para memória!

Um dos grandes problemas mundiais é a memória. O problema inclui distúrbios relacionados a fatos, acontecimentos, datas, pessoas, lugares e outros componentes da vida de relação. Ele pode causar danos quando associado à falta ou ao excesso de lembranças. Nada mais comprometedor do que uma pessoa com facilidade para recordar fisionomias, idades e fatos, principalmente os ocorridos em festas. Boa memória e língua solta é a mistura perfeita para exclusão social. As regras de bom convívio determinam que alguns fatos devam ser esquecidos voluntária ou involuntariamente.

Grande parte dos seres humanos é afligida por problemas da memória. Uma outra boa parte tira proveito da existência destes problemas e finge um esquecimento providencial, dependendo do momento e da situação. Aniversário de sogra, auto-avaliação de desempenho, pagamento de dívida, trabalho de faculdade são alguns dos inúmeros exemplos da conveniência da falta de memória seletiva. Existem ocasiões em que à perda de memória aflige ou beneficia um grupo de pessoas, essencialmente após porres homéricos. Nestes casos cumpre a salutar finalidade de encobrir uma crise ocasionada pela perda da propriedade de determinada parte do corpo, por parte dos sujeitos alcoolizados.

O tratamento destas situações nem sempre alcança bons resultados. Desta forma algumas pessoas apelam para soluções alternativas que podem, inclusive, incluir alguma simpatia. Nem sempre é fácil lembrar os passos da simpatia. Principalmente, para quem já tem problemas de memória.Tento transmitir uma, que aprendi recentemente.

Acho que era mais ou menos assim. Pegue, recolha ou compre, não me lembro bem qual deles, umas sete. Ou seriam, nove? Não eram sete folhas de manga vermelha. Pode ser que a simpatia recomende banana amarela ou kiwi verde. Agora estou com dúvida se não era kiwi vermelho. Bem, tanto faz. Uma fruta da estação, na cor que estiver na moda ou quiser. Depois de dar os três pulinhos. Que pulos, são estes? Pular em cima da fruta? Vai sujar tudo. Acho que confundi as simpatias – esta é para encontrar coisas, a simpatia de São... São... não consigo lembrar nem o nome do santo. Calma, começar de novo.

Abra e feche, sete vezes a porta vermelha da dispensa e procure caroços de manga rosa. Coloque dentro de uma folha de papel celofane azul marinho. E se for longe do mar? O azul pode ser celeste. Céu tem em todo o lugar. Depois dos três pulinhos... De novo. Que pulos? Isto é para São Longuinho. Ufa, finalmente veio o nome do santo. Vou tentar me lembrar de novo. Bem, depois de preparar a simpatia repita três vezes – luz que vai, luz que vem... Perai, será que a luz vem antes de ir ou vai antes de vir? Luz que (escolha uma opção), luz que (escolha a ação oposta a opção escolhida antes)... faça com que a minha memória fique... Onde eu estava mesmo?

Alguém se lembra de uma boa simpatia para memória?

4 comentários:

Otávio disse...

Se eu me lembrasse qual era o meu e o seu e-mail, poderia te passar uma que não deu muito resultado para mim, mas você poderia tentar. Tinha alguma coisa bem diferente para fazer, não me lembro bem o que. Porém pode ficar tranqüilo que não tinha nada a ver com pomar e nem era para dar pulinhos.

Adriana disse...

Quando eu me lembrar de uma simpatia para não se esquecer eu lhe mando...

Anônimo disse...

A falta de memória as vezes é mais do que útil, é a salvação da lavoura. Atire a primeira pedra quem nunca tomou ao menos um porrezinho. :o)

roberto bezzerra disse...

Milênios atrás eu tive uma professora de História, gaúcha de Livramento, despachada e coservadora que vivia dizendo pra nós que os melhores remédios para a memória eram PHYTINA e SPIRULINA.
Nunca esquecí isso...