quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Conciliação

Apesar da Amiga imaginar que possa existir uma dificuldade em conciliar a natureza ciumenta de duas ou mais mulheres, sinto declarar que não é verdade. Os homens convivem com esta situação de forma implicitamente exemplar. O universo masculino é povoado pelo ciúme. Pelo menos os daqueles que nasceram de uma forma natural e tiveram ou tem mãe.

O ciúme faz parte da natureza feminina. É um complemento charmoso, natural e muito bem vindo. Dentro dos seus limites e não relacionado a vínculos e vícios sentimentais. Sem ciúme patológico ou manifestação explícita de inveja, esta carregada de cargas negativas. O ciúme é a manifestação da vontade de atenção. Na sua essência fundamental um sentimento poderosamente benéfico. A demonstração do sentimento funciona como um reforço positivo para o alvo e para o objeto do ciúme.

Na maior parte das vezes o ciúme manifesta-se como uma forma de afirmação de uma diferença. Uma tentativa inconsciente ou consciente de receber algo, muito semelhante ao motivo do ciúme, mas com a medida e intensidade adaptadas. Não se desenvolve ciúme para obter a mesma coisa que gerou o sentimento. Nenhuma ciumenta contentar-se-á em receber a atenção na medida do fato gerador. Há que existir uma compensação e um avanço – a mola perpetuadora do ciúme. Desta forma o exercício do sentimento não deve ser interpretado como um estado emocional complexo relacionado ao medo de perder alguma coisa. Declarar o sentimento de ciúme implica reconhecer que o ressarcimento virá de uma forma mais satisfatória.

Pronto! Um post dedicado só para a Amiga.
Nitidamente compensatório. Com teor diferente, mais adaptado a sua realidade e com mais linhas e caracteres do que o da outra (20 linhas, 1481 caracteres com espaço para PI versus 23 linhas, 1823 caracteres com espaço para este post).
Uma relação custo-benefício elevada.

5 comentários:

Anônimo disse...

Homens...
... ele nem se toca que métricas são da natureza da OUTRA...
;-)

Odilon disse...

Na questão do ciúme não existe a UMA. Todas se comportam como OUTRA... Homens sabem.:)

roberto bezzerra disse...

posto assim, de forma masculinamente salomônica,me pareceu mais justo e pertinente ainda...

Otávio disse...

O ciúme e a guerra dos sexos, assuntos milenares.

Se a serpente soubesse que a estória da maçã iria dar tanto pano para manga, acho que ela teria reconsiderado e evitado tudo isto.

Anônimo disse...

....sem ciúme o homem não teria significado para a vida...machistas ham!!!