sábado, 17 de novembro de 2007

Esportes coletivos – a introdução

Por uma questão de saúde uma amiga teve de fazer uma consulta com ortopedista*.
Por si só este acontecimento mereceria comentários e aplausos. A idéia que se tem dos profissionais da Ortopedia, na maioria das vezes, é depreciativa e associada com urgências, fraturas, truculências e capacidade de raciocínio limitada. Sem perder o foco, pois o post não é uma análise do desempenho da especialidade, ao final da consulta houve uma sugestão de participação em esporte coletivo.

Confesso que estranhei esta recomendação. Primeiro porque a atividade física aparenta trazer o mesmo benefício quando realizada individual ou coletivamente. Segundo porque a limitação atual da capacidade pode contribuir para um insucesso na participação coletiva. A não ser que se opte pela escolha de grupos com níveis de comprometimento semelhantes. Mas a minha dúvida maior foi – qual esporte ela poderia escolher?

Independente da opção escolhida pela amiga, gostaria de dar algumas sugestões que me parecem pertinentes. Ou pelo menos empolgantes. Algumas dela podem associar a atividade física com técnicas psicológicas de reversão de outros desconfortos. Para facilitar o entendimento da amiga – que às vezes não pega no primeiro tranco - procurarei ser didático, descrevendo cada um dos esportes, as atividades envolvidas e os ganhos proporcionados. Os esportes serão postados separadamente, como numa mini-série. Cada capítulo chamando atenção para a próxima atividade coletiva.

Aguardem a largada!


* vamos combinar, meu, que citação nonsense, por acaso ortopedista lê sorte, empresta dinheiro sem juros, faz maquiagem, conserta carro, cuida de filho pra gente ir ao cinema?

6 comentários:

Adriana disse...

que esporte será este??

Otávio disse...

J� estou prevendo muito �toma l� da c� nesta empreitada. As sugest�es v�o ser de esportes de equipe, mas com certeza o �bate bola� vai ser entre dois blogueiros, ou melhor, um blogueiro e uma blogueira.

Anônimo disse...

Odilon, amigo querido, tenho lido alguns de seus escritos e gostado.
A estória da lágrima é bem legal.
O Otávio deve ter adorado o parabéns "público". Relaxe Otávio, você merece ser abraçado publicamente.
Quanto a linguagem "mediquês", concordo com você. A contaminação é uma praga em qualquer área.
Falando nisso pergunto: quem está escrevendo: é o médico/escritor ou o escritor/médico?
Na verdade é alguém com uma sede imensa de cultura, de saber, de aprender "um buscador".
Continue dividindo conosco seus devaneios, estórias e tudo mais que te vier a cabeça. Deixe fluir, tá muito legal!!!
Aos interessados, informo que fiz a receita de Nubbe de cajá com taiolette de tartaruga.Não deu trabalho nenhum. Gostei.
Ah! Em tempo, encontrei todos os ingredientes no mercadinho da Noemi.
Um beijo, amado amigo, continue com sua criatividade a mil.

Anônimo disse...

Um amigo hoje recomendou um esporte (reconhecido oficialmente) coletivo (inevitavelmente): poker! O que o amigo tem a dizer sobre?

roberto bezzerra disse...

Então, vamos aguardar a mini-série e ver qual será o primeiro episódio...

Anônimo disse...

Eu, que aprendi a jogar mexe mexe com uma amiga nos últimos dias.. já estou me sentindo fera no jogo... de modo que me encorajo a desafiar o casal amiga blogueira e seu marido Gui para um duelo de baralho.. (todos os amigos estao convidados também, é claro!! )