terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Cartas aos que não querem passar de tempo.

Salvador Dali
The Disintegration of Persistence of Memory, 1952-54


Àqueles que neste dia escolhido para ser o início de um novo ciclo suplicam para que o sol não volte a aparecer, tenho duas coisas a dizer: eu vos entendo muito bem e não há nada de errado em perceber que já atingiram a felicidade. E ter medo de que agora a roda, rode para trás. Não em toda a existência, mas em algum dos seus aspectos.

Sim caros amigos, são reais aqueles para quem um tempo que passou é o mais maravilhoso de todos os universos e a simples menção de um novo tempo soa como blasfêmia. O que se quer é parar e aproveitar o tudo de bom que aconteceu, que se construiu. Sem a preocupação de brindar o desconhecido. O que está por vir. O ainda não existente.

É como brincar de esconde-esconde com a certeza de não querer ser descoberto e permanecer ausente para o sempre. Curtir o que tendo sido, continuará a ser. Sem trocar o certo pelo duvidoso. Qual a utilidade de desejar que o próximo tempo seja melhor se existe momentos em que o melhor já aconteceu? É o desejo que o passado não passe. Que permaneça até o último momento de paz. Que seja eterno.

Vocês já tiveram a sensação de que em alguns momentos não é preciso ter futuro. Continuar a viver e passar o tempo sim, futuro não. O depois soa inconfortavelmente desagradável. O aqui e agora ou o acolá e antes suprem todas as vontades. O sol mais brilhante, a flor mais bela, a música mais sublime, o perfume mais inebriante, a compaixão mais ardente já aconteceram. E permanecem. Por que e para que desejar mais? Basta de anseios ou de ilusões. Se o copo já está cheio, transbordar não acrescenta nada. Só perda.

Por isso, curtam sem restrições aquilo em que a felicidade já chegou. Feliz qualquer que seja o tempo em que pararam.

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu respeito o direito das pessoas de se deliciarem com o passado, mas o que eu desejo para você, meu amigo, é definitivamente que você viva várias alegrias novas, inéditas e algumas bem inesperadas em 2008!

Adriana disse...

A única coisa que eu posso dizer OBRIGADA.

Anônimo disse...

Definitivamente é muito bom olhar o passado e enxergar felicidade, e como temos a cada dia o presente de Deus de "fazer o nosso dia", podemos escolher inovar ou simplesmente criar as situações que nos trouxeram alegria.
Feliz cada novo dia de 2008, meu amigo, da sua melhor forma, às vezes nos fazendo ir à 2058 com suas idéias tão à frente do nosso tempo, e às vezes nos fazendo viver um pouco de tudo que já viveu..

Otávio disse...

Quando se tem um passado recheado de bons acontecimentos é muito difícil enxergar o presente e mais difícil ainda o futuro. Mas com certeza o seu, será tão cheio de bons momentos que daqui a algum tempo você com certeza estará na mesma duvida de agora. Para termos uma boa colheita é necessário fazer um bom plantio, e isto com certeza você fez.

roberto bezzerra disse...

doppo tanti anni, mi resta soltanto dirti: Auguri !! ieri, oggi e domani...