sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Homenagem merecida.




Sou um simples apreciador do bel canto. Não entendo do assunto e nem distingo vibrattos e coloraturas. Mas tenho de reconhecer que em determinadas circunstâncias este tipo de música traz uma paz indescritível.

A ária apresentada no vídeo acima é uma passagem da ópera Norma, de Bellini, que estreou em 1831, no Teatro alla Scala, de Milão. È considerada um dos pontos alto da tradição operística e, por ser considerado um dos mais difíceis do repertório de soprano, a sua execução já rendeu fama a cantoras como Rosa Ponselle, Joan Sutherland, Maria Callas e a própria Montserrat Caballé.

Em relação a estas duas últimas representantes existe uma passagem pitoresca, relacionada com as apresentações realizadas por Montserrat Caballé, em Orange, no Thèatre Antique d’Orange, em 1974 – a mesma do vídeo apresentado. Maria Callas, depois de assistir a um vídeo de uma destas apresentações enviou à Montserrat um par de brincos usados por ela numa montagem de Norma, no alla Scala e produzida por Luchino Visconti. O reconhecimento firmou-se como uma passagem de bastão entre as cantoras.

Em agosto de 2006, no dia do casamento da sua filha Montserrat Marti, que também é cantora de ópera, Caballé afirmou que esta aguardando para passar os brincos a ela.

Será exagero de mãe?

2 comentários:

Otávio disse...

Tudo muito bom. A música, a cantora e a estória da passagem dos brincos entre as sacerdotisas. Parabéns, por mais esta sofisticação em vídeo.

Anunciatta disse...

Ora, ora, ora.! Agora os amiguinhos estão descambando para os lados da boa música. Pelo jeito logo logo vamos ter saraus por aqui.