quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Ritos de passagem.

Encerrados os preparativos, todos esperam ansiosamente o desenrolar do Novo Ano. Apesar das formas variadas, praticamente todas as comemorações tem o mesmo sentido – buscar esperanças para que o novo tempo seja melhor. Sim, melhor porque o pior a gente não precisa desejar, ele vem sem pedir licença.

Os costumes e tradições da passagem do ano variam de acordo com os locais, povos e culturas. Entre aborígenes antropófagos as lentilhas são substituídas por olhos dos inimigos. Comê-los na virada do ano, literalmente, abre os olhos para o futuro. Mesmo entre pequenas comunidades, as formas de passar o ano são diferenciadas. Cada um expressa o prazer da entrada, no bom sentido, a sua maneira.

Alguns, cansados das andanças do ano, preferem passar de pernas para o ar apreciando os céus azuis. Um repouso merecido. E como num exercício profissional subliminar, resolvem fazer propaganda de lançamentos imobiliários no interior. Ah, o apelo da mídia fala mais forte. Deve ser a formação.

Já na constelação das Três Marias, as lembranças voam para bem longe. A desimportância de colonizadores e colonizados une os dois lado do Atlântico num abraço fraterno. E poético. Com direito a misturança de autores estrangeiros nas mensagens. A Academia Francesa de Letras agradece.

Em outros locais a tradição determina que haja mudanças drásticas na casa. E promessas de fundos e mundos. Acompanhadas dum certo ar blasé e um pouco de gênero nos comentários alheios sugerindo que não atingiram um nível. Sei lá a que nível se refere, mas soa um pouco tipo discurso de Miss – não sei por que me escolheram têm muitas melhores que eu.

Sem contar a forma de retorno à infância - se balançar. Tem uns que aproveitam as realizações natalinas e entre lamentos de cansaço, e sentimentos de realização, somem deixando imagens tentadoras de uma mesa abarrotadas de delícias, que os famintos confundem com uma miragem –- e tentam, sem sucesso, entrar na tela. Tudo isso num novo local tão ou mais azul que os céus do alguns.

Totalmente peculiar a maneira encontrada pelo grupo das embaraçadas, gestantes e grávidas. Elas persistem na idéia fixa de desejos e alimentação. O mais intrigante refere-se ao desejo de se tornar uma grande picadora de alimentos. Cada qual com os seus sonhos e aspirações para o novo ano.

Num local denominado Musikal, assim com sotaque alemão, que nem “o salsicha”, a fórmula de sucesso para o novo tempo inclui a proteção de espíritos cantantes. Quanto mais espírito, melhor. E para um reforço da expectativa deve-se apelar para a dose dupla – leve duas, da mesma. E como o vinho, quanto mais velhas, melhores. Lembra um pouco o fundo musical da Santa Ceia.

No reino dos picantes a passagem lembra Copacabana. Um jogo de luz e cores acompanhado de mensagem circular que alega serem simpáticas as simpatias sem, no entanto, escolhê-las para postagem. Mesmo, assim, muito simpática a tradição saborosa.

No meio da Floresta, provavelmente o bairro de Porto Alegre, os seres idosos se reúnem no calar da noite. Como as feiticeiras de McBeth, invocam os espíritos novos para afastar a contaminação dos vícios antigos, culminando com a doce mensagem da fraternidade.

E ainda têm outros que... bem, têm outros que continuam desaparecidos. Para estes, os ritos de passagem são muito semelhantes aos do dia-a-dia e incluem a obrigatoriedade de permanecerem escondidos do público. A preservação acima de tudo. Não fazer para não errar. Sobra uma gentileza involuntária com título do último trabalho, apesar de um tanto estranha para a comemoração da meia-noite.

Como estudioso e pesquisador das manifestações culturais primitivas, devo complementar que saio enriquecido deste início de ano. Guris, eu vi!

5 comentários:

Otávio disse...

...e outros que resolvem ser curtinhos como nunca foram e egocêntricos como sempre foram. Enaltecendo altos elogios a sua criação e jogando confetes para todos os lados, os novos e os velhos amigos. Fazendo toda uma simbologia sobre o fato.

Anônimo disse...

...e outros nos divertem ao comentar os diferentes estilos da passagem do ano, dons culinários, reforma de blog, ócio criativo, os apreciadores de chimarrão, etc.

roberto bezzerra disse...

pois é, tens razão.
estou e estamos cercados por muitos espíritos cantantes...
e existe melhor companhia invisível que estas??

Lele disse...

Odilon, vc é único!!!
Amei!!! como sempre.
beijao
Le

Anônimo disse...

Mas é claro que é a formação rsrsrs...

Já que ainda não estavam me pagando pra fazer isso, fiz por hobby, mas sem citar o nome da empresa hehehe.

Agora que me pagam pra isso, passo a fazer propaganda de serviços de internet. Inclusive blogs. ;)

Preparem-se.... rs