quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Símbolos do Natal – a coroa de Advento.

O período que antecede o nascimento de Jesus coincide com o início do Ano Litúrgico. A preparação para a vinda do Senhor cursa com festividades nos quatro domingos anteriores ao 25 de dezembro. O período do Advento – seu símbolo uma coroa.

A coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno, se acendiam algumas velas com a esperança de que a luz e o calor voltassem. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para ensinar a fé.

Apesar de existirem guirlandas prontas o hábito, em casa, era de preparar uma nova coroa de Advento a cada ano, com galhos de pinheiro. Durante alguns anos esta confecção foi realizada em conjunto com a família de uns vizinhos noruegueses – os Nielsen. Eles não eram católicos, mas este fato não tinha a mínima importância, pois o ecumenismo fez parte da minha formação religiosa. Católico por parte de mãe, ateu respeitoso por parte de pai e freqüentador de colégio luterano durante nove anos.

No terreno dos vizinhos existiam diversos tipos de pinheiros e a tarefa começava pela escolha do material para a coroa daquele ano. Os galhos era enrolados em torno de uma armação circular de arame, formando a coroa. Colocava-se uma fita larga vermelha e as quatro velas. Embaixo de cada vela era colocado um pequeno sino para simbolizar o som dos anjos trazendo a boa nova.

A simbologia deste objeto é muito interessante: o círculo é o sinal do amor eterno, sem princípio e nem fim. Além disso, dá uma idéia de união entre Deus e as pessoas, como uma grande aliança. Verde, dos ramos, é a cor da esperança e da vida. As quatro velas simbolizam a luz. A cor vermelha, da fita, está ligada à cor da chama e ao aquecimento. A coroa era colocada em um lugar estratégico para que todos da casa vissem e lembrassem do seu significado. Ficava pendurada no pórtico entre a sala de estar e jantar.

No inicio, ela ficava apagada e sem brilho, simbolizando a escuridão do pecados. À medida que se aproximava o Natal, a cerimônia de ascender velas representava a chegada da luz e o início de um novo tempo.

3 comentários:

roberto bezzerra disse...

Apesar da minha "conversão" ao cato
licismo ter sido muito "chique", eu
desconhecia a simbologia da Coroa de Advento...
mas garanto que muitos católicos da vida toda também desconhecem...então, tudo bem, não chego a me sentir assim tão herege!

Adriana disse...

Ótima lembrança é bom conhecer o porque das coisas.

Otávio disse...

A coroa de Advento, para mim, sempre foi um mistério. Não tínhamos muito contato com este símbolo natalino na minha região. Gostei de saber sua origem.