sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Machismo letrado.

Nestes tempos de politicamente correto ainda persistem alguns baluartes do machismo. Um deles é o dicionário. Sim, amigos, dicionários da língua portuguesa são machistas. Não sei se todos, pois não tive a paciência de procurar, um por um, na internet. Com certeza, em relação aos Dicionários Houaiss, Aurélio e Michaelis (português) posso afirmar categoricamente.

Procurem um adjetivo que não seja comum aos dois gêneros. Por exemplo, bonita. O que todas as mulheres são, independentemente da aparência física. O retorno da busca indica que a palavra não existe ou não foi encontrada. Agora escreva bonito. Feito, o adjetivo aparece em todo o seu esplendor e significado. Com direito a sinônimos machistas também – generoso, bom. Nenhuma indicação da variante feminina.

Tente outros adjetivos – comportada, bondosa, grandiosa. Nenhum existe. Só os seus congêneres masculinos. Até os adjetivos comuns de dois gêneros, como fútil, aparecem com acepções eminentemente machistas - tolo, frívolo e leviano. E os significados de amoroso e amorosa, então? Enquanto amoroso aparece como adjetivo referente a propenso ou inclinado ao amor, amorosa é um substantivo associado com lombeira, preguiça, falta de disposição para o trabalho.

E, finalmente, se você já esta completamente irritada (palavra que também não existe nos dicionários) procure pelas cores. Veja se encontra amarela, branca, vermelha, preta...

Depois ainda querem fazer a gente engolir que a percepção do mundo machista esta em baixa. Não no mundo das palavras.

3 comentários:

Otávio disse...

Coitadas das meninas, não podem ter nem sequer um adjetivozinho? Elas não podem ser bonitas, comportadas, bondosas ou grandiosas. E pior, nem brancas, nem pretas ou amarelas. Dicionários são mais machistas que gaúcho da fronteira.Um horror!

roberto bezzerra disse...

Também me irrito com freqüência com este critério, que as pessoas comuns, as simples "procurantes" não têm obrigação de saber como funciona...Isto é uma convenção mundial dos dicionários? Custa muito, então, uma nota explicativa, orientando??

Adriana disse...

Não importa se o mundo das letras ou não é machista,quem manda somos nós.O melhor do seu comentário,foi a gentil coloção que somos todas bonitas.Isto dá voto.