domingo, 16 de dezembro de 2007

Dia Internacional dos Imigrantes.

Chegada de imigrantes

O Dia Internacional dos Imigrantes foi estabelecido pela ONU em 18 de dezembro de 1990. Nesta data a ONU adotou a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros de suas Famílias. A partir de então, a data representa a luta por melhores condições para estas pessoas. Em todos os lugares do mundo se luta para que os imigrantes não sejam considerados cidadãos de segunda categoria.

O envelhecimento da população, nos países desenvolvidos, e a redução da taxa de natalidade contribuirão para uma nova corrente migratória, nos próximos anos. Milhares de pessoas abandonarão os seus locais de origem para construir uma nova vida alhures. Portanto, desde agora devem ser criadas condições que permitam aos migrantes o seu desenvolvimento pessoal e a criação de vínculos de pertencimento.

As dificuldades dos imigrantes não se reduzem aos problemas de saudade, questões trabalhistas ou geopolíticas. A falta aceitação social dos que vem de fora é, talvez, o maior problema. A sociedade nem sempre promove a integração dos estrangeiros, que se sentem excluídos e formam verdadeiros guetos de forasteiros. A nós, cidadãos brasileiros, cabe a escolha da melhor forma de receber estas pessoas, independente das ações governamentais.

Um novo lar, mais do que simplesmente uma nova terra é do que os imigrantes necessitam.

3 comentários:

Adriana disse...

Para vencer em "terra dos outros"a capacidade tem que muito mais gerenciada.Assim acontece com brasileiros na "terra dos outros" também.Pena que as pessoas não entenderam ainda que precisamos da troca de cultura para melhorar a evolução e que podemos um dia estar na situação deles,ou talvez nossos filhos.Se tudo se estagnar,viramos amebas.Novamente, muito bem lembrado!

roberto bezzerra disse...

É um processo realmente difícil de ser levado a cabo de maneira satisfatória...
Nós já experimentamos esta atitude refratária, mesmo que de estado para estado.
Imaginemos só, de um país para cá, ou vice-versa....

Anônimo disse...

Isso faz parte da campanha do Tamagotchi? Se sim, foi uma abordagem muito inteligente,muito profunda, gostei muito! Quem sabe comove alguma pretendente?