sábado, 29 de dezembro de 2007

Receita para ressaca.

A tolerância social com a bebida não tem limites. Neste período de festas natalinas e novoaninas (será que existe esta palavra?) pululam reportagens sobre como evitar os males decorrentes do excesso de ingestão de álcool, a popular ressaca. Como se a beberagem fosse quase uma obrigação associada à época.

Uma delas aparecia em destaque, hoje, no UOL. E, pasmem, na seção intitulada Ciência e Saúde. Um pouco irônico incluir ressaca sob a égide do tema saúde. Elegantemente a reportagem, intitulada Bebeu demais? Saiba como combater a ressaca, descreve dez perguntas, com as respectivas respostas, orientando como conviver bem com este estado. Informava sobre a conceituação correta de ressaca, seus efeitos indesejados, os papéis do fígado e do estômago, a potencialização pelo fumo, a utilidade do azeite e da cervejinha, a diferença de ressaca entre tipos de bebidas e outras peculiaridades.

Numa determinada questão, especificamente relacionada com as possibilidades de evitar a ressaca, aparece apenas a seguinte dica: respeite seus limites. Aumente a tolerância fazendo o álcool entrar mais lentamente na corrente sangüínea. A melhor forma de fazer isso é comer bem, antes e enquanto estiver bebendo. Extraordinário.

As reportagens sobre ressaca esquecem de que existe uma maneira mais salutar de evitar este mal. A melhor forma e, também, a mais adequada para o combate à ressaca é cortar o mal pela raiz – NÃO BEBER. Não há como ter ressaca sem ingerir álcool. E como brinde, desaparecem as preocupações com o tipo de bebida ingerida, com a quantidade, com a alimentação concomitante ou com a mistura de destilados e fermentados.

A mensagem é muito simples, quase uma regra de ouro - sem bebida, sem ressaca.

Experimente!

4 comentários:

Otávio disse...

Como eu estou meio azedo hoje, este assunto vai para a mesma categoria do citado no meu post de hoje. Beber no final de ano já virou folclore. E ganha o estandarte de ouro quem tiver mais contravenções estimuladas pelo álcool para contar aos amigos no dia seguinte. Dou a maior força para o seu conselho – o melhor e não beber, simples e fácil.

roberto bezzerra disse...

Como eu me senti no "Convento das Irmãs Aflitas do Sepulcro", onde a Madre Superiora e a Madre Regente são repressoras, prometo me comportar decentemente como um filho temente a Deus e sem me entregar às insanas manifetações da resultante alcoólica...
Beberei água mineral da fonte de Lourdes, chá de Camomila e farei o Terço como ato de contrição...
Juro de pés e escapulários juntos!!

Adriana disse...

Pelo visto a idéia foi bem aceita,como ingerir bebida alcoolica me dá dor de cabeça prefiro seguir o conselho!!

Anônimo disse...

Eu tou fora!
Beber com bom senso não é suficiente?
Deixo vocês com a camomila e fico com minha cervejinha gelada e minhas taças de vinho!