sexta-feira, 28 de março de 2008

Dr. Sabe-tudo.

Aqueles que me conhecem bem sabem que uma das minhas qualidades, eu não vou dizer vantagem, pois algumas vezes pode ser uma grande desvantagem, é a boa memória. Tenho uma facilidade para lembrar fatos, situações e informações que a maioria das pessoas não guarda, voluntária ou involuntariamente.

Esta facilidade pode ser confundida com a síndrome do Sabe-tudo. Esta síndrome acomete pessoas com a necessidade de expor ao mundo que conhecem muitas coisas ou, praticamente, todas. Claramente não me incluo entre estas pessoas. Posso ter na memória uma grande série de informações, mas a melhor qualidade é saber que existem muitas, muitas, mas muitas outras sobre as quais eu não tenho o mínima idéia.

E a qualidade pode, rapidamente, se transformar em prazer. Nada mais estimulante do que ter curiosidade e descobrir novas informações. Reconhecer que existe um mundo inteiro para ser aprendido. Independente da utilidade da informação – sou um buscador compulsivo de informações. Dificilmente uma não me interessa.

Gosto de ser, como diz um grande amigo, um poço de cultura inútil. Com algumas nuances de utilidade. Sempre há utilidade num conhecimento. O processo de aprendizado e da busca de informações é fascinante. Ainda mais nos dias da web e companhia. Tenho certeza que, se na minha juventude, já existisse a internet eu teria ficado insuportável. Sim, amigos, eu ainda não atingi este patamar.

Porém sempre com a clara noção de que saber tudo, além de impossível, indesejável e improdutivo é tremendamente desestimulante. Fecho com aquele antigo amigo ateniense que dizia que sabia que nada sabia. Assim até os últimos momentos terei a oportunidade de aprender alguma novidade.

2 comentários:

Adriana disse...

O considero uma pessoa que "sabe tudo",o pelo menos sabe o que a maioria não sabe ou não quer saber,porém é vero que a vida é uma apredizagem sem fim (isto dá samba).
A proposito.quem é mesmo o gênio de Heliópolis???
Bom fim de semana!

Pitanga Doce disse...

Olha que neste país, dizer que "não sabia de nada" pode ser perigoso.
hehe

abraços em sábado de sol.