segunda-feira, 3 de março de 2008

Desafio dos dez títulos.

Nas minhas andanças entre os blogs de amigos dos amigos de novos amigos encontrei um desafio antigo, mas muito interessante. Como o próprio postante não determinou os escolhidos para a continuidade, deduzo que se tornou público. Referindo o crédito e sem fazer mau uso, sigo a mesma instrução – fazer um texto com os títulos dos últimos dez posts:


“Ora vejam, que belo Desafio!
Usar as próprias palavras numa nova edição. Retornar, numa espécie de Túnel do tempo, e formar algo inteligível apenas com as manchetes dos textos anteriores. Procurar um sentido nas palavras, frases e sentenças criadas para terem vida isoladamente.

Então a dúvida me assalta. Terei condições? A tarefa será árdua, algo como recriar Provérbios, mas sem mudar-lhes o sentido. Fazer uma salada com o Mapa comportamental – Adriana e As aventuras de Maria Rosa sem misturar o comportamento da Maria Rosa com as aventuras da amiga Adriana. Cada macaco no seu galho. O conteúdo não precisa ser mesclado. Só os títulos.

Mesmo a simples aproximação dos títulos não é fácil, estes são como nomes que determinam comportamentos. No momento em que resolvo escrever sobre cães e gatos abdico de Sobre nomes, flores, sabores e cores. Fico só com os animais. Da mesma forma quando escolho dar continuidade às noVelas: além do arrumando a mesa, e de outros debates regionalistas.

Desafios não são sempre para serem vencidos, são apenas para darmos o máximo para conseguir vencê-los. Este compromisso eu tenho.

Se falhar, comprometo irreversivelmente a confiança que os leitores depositam em mim. Como consolo, espero que a separação seja nobre e majestosa. Com um Adiós, Comandante! pungente e sincero, como uma despedida solene faz por merecer.

Mas se o texto sair a contento, exigirei todos os louros de direito – Comemoração do Musikal, elogios do Chili-verde, presentinhos do Três Marias, comentários do aquém e do ultramar e, quem sabe, até o retorno da Chrises, que anda um pouco sumida daqui.

Sem dúvida vai ser um Dia muito especial.”

Escolho para continuarem o desafio os amigos do Três Marias, Chrises, Chili-verde e Pitanga Doce. Se assim o quiserem

5 comentários:

Otávio disse...

Desafio aceito e cumprido.

Ana disse...

Quando se joga assim com as palavras, todos os desafios são superados.
Parabéns, Odilon.

Anônimo disse...

Depois passa no meu cantinho- http://querubinadeluz.blogspot.com, tem la um miminho para ti.

Beijufas de LuZ!!

Adriana disse...

Depois dê uma olhadinha nos Tres Marias

Anônimo disse...

Amigo,

Com tantos posts com nomes do tipo "parte 2" e "parte 1", e uma fasezinha de pouca inspiração, vou ter que declinar do desafio!

Mas continuo visitando por aqui, tenha certeza disso!