quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Compromisso para felicidade.

Rosedal
Buenos Aires - 2007

Eu já escrevi aqui sobre as belezas escondidas. Hoje vou falar sobre felicidades escondidas. Uma das minhas convicções na vida é de que a missão das pessoas, no mundo, é participar da felicidade. Isto significa que todas as pessoas que passaram, passam ou passarão pelo mundo foram, são ou serão felizes.

Nada a ver com a ganância humana de desejar ou admitir apenas uma condição de felicidade plena, duradoura e constante. Estou falando de momentos felizes. Pequenas alegrias, que mesmo passageiras, contribuem para que o mundo seja visto como um lugar agradável de viver. Admirar o sorriso de uma criança, molhar o rosto na chuva, caminhar à beira da praia, sentir o calor do sol, olhar nos olhos da pessoa amada são acontecimentos que deixam qualquer um feliz.

Sem contar com aquelas ações que trazem felicidade por serem praticadas indistintamente – agradecer, pedir por favor, abençoar, bem-dizer, torcer por, desejar sucesso, amar, respeitar, oferecer, querer bem, ajudar e tantas outras que às vezes ficam escondidas, como se fosse uma bobagem muito grande se orgulhar delas.

Imaginem o quanto de felicidade estamos deixando de acumular neste mundo apenas porque ficamos constrangidos ou desaprendemos, no dia a dia, de como é bom uma pequena demonstração de afeto. Com o vizinho, a moça da padaria, o guarda de trânsito, o pedinte, o colega de trabalho, tantos quanto estiverem no nosso caminho.

Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade - Pearl S. Buck.

Por isso, pratiquem pequenas alegrias, delas, na verdade, é feita a grande felicidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pelo visto a enxaqueca passou e bem, está lindo!!

Adriana disse...

A melhor coisa da vida é ter alegria,cruzar com pessoas que nos transmitem coisas boas.As\ pequenas alegrias se transformam em grandes prese,quer alguns exemplos? minahs meninas,maridão,amigos,e um orientador que aceitou ser no mestrado e doutorado...quem será heim??Tenha um lindo fim de semana.

Otávio disse...

Você está certo, a felicidade deve vir como uma colcha de retalhos, de pedaçinho em pedaçinho, Muito bonito o texto. Para nossa alegria coerente e claro de novo. Parabéns!

Anônimo disse...

Vim aqui parar atraves da Adriana e adorei, digo mesmo que traduziste exactamente o que eu sinto, e as conclusões que cheguei depois de um fim de semana de reflexão :)

Adorei este cantinho, se me permitires passarei aqui mais vezes.

Bom fim de semana,

Jokitas angelicais