sábado, 23 de fevereiro de 2008

Provérbios.


Existem alguns provérbios que realmente não fazem mais sentido neste nosso mundo competitivo e politicamente incorreto. Por mais que se queira parecer ajustado socialmente tem circunstâncias em que é impossível dar a outra face ou seguir o Manual Prático da Poliana.

Entretanto, alguns ditados não estão totalmente obsoletos. Dependendo das situações práticas do dia a dia, alguns deles ainda têm uma utilidade ou, com pequenas adaptações, podem ser reaproveitados. Vejamos alguns exemplos:

“Quando você cometer um engano, tome providências imediatas para corrigi-lo” - neste caso a sugestão é apenas para substituição do verbo final, ao invés de corrigir tente esconder ou disfarçar.

“Aquele que não agradece pelas pequenas coisas, não agradece o bastante” - para ser lembrado sempre que você tiver uma crise de que o seu é menor do que o dos outros e não esqueça de procurar uma boa moça que seja adepta desta verdade proverbial.

"Dê mais as pessoas do que elas esperam, e faça-o com alegria" - para os casos de indisposição e dores de cabeça constantes das companheiras. Caso exista uma reincidência opte por uma adaptação deste provérbio “Há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida" substituindo qualquer dos membros por “companheiro não satisfeito”.

"Espere o melhor, prepare-se para o pior e receba o que vier" - especial para as moças casadoiras, assim mesmo sem adaptação ou para quem está querendo mudar de emprego.

"Nada assenta melhor ao corpo que o crescimento do espírito" - nada mesmo caras leitoras, nem mesmo um Dolce & Gabbana preto com um colarzinho de pérolas.

"A língua resiste porque é mole; os dentes cedem porque são duros"- bem, este acho melhor usar ao pé da letra, ou adapte ao seu gosto ou necessidade. Tô fora.

7 comentários:

roberto bezzerra disse...

Concordo plenamente...então, lembrei-me de um provérvio [ou ditado] bastante antigo, assim:
"Passarinho que come pedra, sabe o papo que tem", mas na vida real, PAPO é substituido por outra parte anatômica, bem mais lógica e expressiva, o que dá muito mais vida e ênfase ao ditado ! [bonita a imagem que ilustra tua postagem]

Adriana disse...

Tudo que você escreve tem sua "coisa boa":Provébio:Todo o mistério feminino se resolve com um pouco de inteligencia.Resolução da problemática: Dolce & Gabbana( aceitando sua sugestão);Coco Chanel(perfume); Vanessa Bruno;Valentino;Balenciaga;Cartier(colarzinho básico);Armani (longuinho básico)ufa!!! passava o resto da noite dizendo os segredinhos para decifrar provérbios.Boa noite

Otávio disse...

Gostei das modificações nos provérbios, acho que você poderia trabalhar em outros e lançar um livro. Com sua fértil imaginação aposto que vai conseguir atualizar todos os que existem por ai.

Pitanga Doce disse...

Posso misturar tres provérbios? Você não vai zangar? Então lá vai.

"DÊ mais as pessoas e ESPERE o melhor, que é um DOLCE & GABBANA de qualquer cor." hehehehehehehe


beijos doces Oldilon

Ana disse...

Gostei da forma como adaptaste os provérbios :-)
Em especial esse , de tentar esconder ou disfarçar os enganos. Quantos o põem em prática como forma de sobreviver neste mundo a que muito bem chamas de competitivo.
Um beijo do lado de cá do mar.

Anônimo disse...

Não podia concordar mais :)

Boa semana.

Jokitas angelicais

Odilon disse...

Roberto
algumas vezes, apesar de restringir a siciabilidade dos ditados, a sua adaptação é muito mais esclarecedora. Como no caso lembrado por ti.

Adriana
Parabéns pelo belo aproveitamento da inutilidade publicada.

Otávio
eu não possa gastar toda a imaginação na atualização de ditados, precisa sobrar um pouco para criar personagens.

Pitanga Doce
este teu aproveitamento mostra claramente que as mulheres são mais criativas que os homens. E com isso lucram mais.

Ana
aprecio muito que gostaste. Quando conhecer melhor os ditados do além mar vou me aventurar a interpretá-los. Conto com sua ajuda.

Anjinha
é sempre um prazer vê-la por aqui. A sua concordância me alegra muito.