sábado, 31 de maio de 2008

Títulos e sensações.

Wanderer above the Sea of Fog, 1818
Caspar David Friedrich
Não sei o motivo, mas hoje acordei com o nome de um romancista gaúcho na cabeça. Josué Guimarães. Não foi nenhum fato real que me aguçou a memória, visto que já faz mais de vinte anos que ele não está entre nós. O que é uma pena. Tenho boa lembrança dos seus escritos. Mesmo depois do desastre da transposição para o cinema do seu épico A Ferro e Fogo. A coitada da Jacobina Mentz deve estar até agora se revirando na cova.

Acho que foi a nostalgia dos nomes dos seus romances que me fizeram lembrar do autor. Independente da qualidade da obra, as escolhas dos títulos foram muito felizes. Transmitem, até hoje, mesmo sem lembrar de detalhes as sensações do enredo, das personagens e da ambientação.

É tarde para saber, romance político quase um clichê entre seres de mundos diferentes que não dispõe de todo o tempo para aproveitar os acontecimentos – se alguma coisa poderia ser diferente, é tarde para saber. Enquanto a noite não chega apresenta a longa espera do casal de velhos pelo filho que se perdeu na guerra. Os momentos passam recordando o que já foi e esperando pelo que virá. A falta de alento e futuro é algo tão palpável e certo como a noite que chega. Depois do último trem narra as desventuras do retorno de Eduardo para a sua terra condenada – entre destroços humanos e casas abandonadas ele espera pelo último trem, que há muito já partiu.

Nesta melancólica tarde vou viajar com estas sensações... para um tempo que passou, para um lugar que não tem futuro e para a saudade dos que já se foram. Doces memórias me embalem...

PS: procurando uma bela poesia? clique aqui

6 comentários:

Anônimo disse...

Quanta melancolia, meu amigo! Espero que você esteja bem. Não está dormindo mal, está?

Adriana disse...

Mesmo melancolia é melhor ter o que recordar,do que ficar em melancolia por vazios de alma.
Que tal um churrasco e um bom chimarrão?

MARIPA disse...

Recordar é bom...faz-nos viajar no tempo. E se algumas recordações são menos felizes, outras há que deixam um sorriso na nossa memória de ternurentas que são.

Beijo carinhoso.

Fay van Gelder disse...

Recordar é viver :)

Bjoca

Anônimo disse...

Ola passei para deixar uma beijoca fofa e desejar uma optima semana.

Para a semana não estou vou para umas merecidas ferias, lol

Beijufas de Luz!!

Otávio disse...

Analisando em separado, eu não sei o que é mais melancólico, a solidão do homem da figura ou o texto nostálgico que você escreveu. Os dois juntos é de ficar preocupado.