quinta-feira, 3 de julho de 2008

Dietas esquisitas.

Alguns amigos, que sabem da minha atividade profissional, e ainda gostam de me ver praticando a bela arte de Hipócrates solicitam que eu publique, de vez em quando, alguns temas médicos. Provavelmente para inflar o meu ego, referem que a capacidade didática de explicar alguns pormenores médicos é inigualável – ou alguma coisa parecida com isto. Posso ter exagerado um pouco na descrição, mas a mensagem é esta.

Por isso resolvi comentar sobre dietas. Obviamente para perda de peso, já que elas se revestem de uma das questões mais complicadas na endocrinologia. Não esperem dicas mágicas. Não conheço nenhuma. Por mais angustiante que possa parecer, em pleno século XXI, as regras para perder peso ainda dependem, efetivamente, de um balanço energético negativo - calorias ingeridas menor que calorias perdidas. Se o sinal se inverte, corre-se o sério risco de perpetuar o indesejável.

Com isto, continuam valendo as três regras de ouro, para emagrecer: (1) coma menos, (2) reduza a quantidade de comida e (3) retire metade da comida do prato, depois de se servir. E sem fazer escolhas. De nada adianta se livrar de um pretenso excesso de alface ou brócolis. As massas, batatas, pizzas, mandiocas, arroz e assemelhados é que devem abandonar o barco.

Como estas regrinhas nem sempre são palatáveis apela-se para promessas de dietas mágicas e fantasiosas. Algumas não permitem a mistura de sal com açúcar, outras criam um sistema rebuscado de pontos e contrapontos que, se não soluciona o problema, pelo menos transforma o vivente num expert em aritmética. Isto sem falar naquelas regidas por astros ou nas que permitem apenas a ingestão de quantidades ilimitadas de ingredientes insossos.

O rosário de dietas esquisitas não tem fim. Sempre existe um espertalhão para abusar das fragilidades daqueles que realmente necessitam reduzir o peso e lançar a mais nova esperança infundada para milhares de pessoas. Sempre com um preçinho camarada.

PS: não esqueçam de me visitar lá.

8 comentários:

Fay van Gelder disse...

Hello, o pior dessas dietas esquisitas, é que por incrivél que pareça, as pessoas fazem-nas.
Eu sou adepta de uma reeducação alimentar, e foi assim que perdi 25 Kilos.

Bjo querido e Fica Bem

Otávio disse...

Dieta comigo é assim, deixar de comer doce e fechar a boca. Viver a base de queijinho polegui e barra de cereais. Bem radical!

Nanda Nascimento disse...

Infelizmente não tem como fugir da verdade, o que as pessoas querem e emagrecer sem perder os péssimos hábitos.

Muito bom!!

Um excelente domingo!!

Beijos e flores!!

roberto bezzerra disse...

se tu souberes de alguma musse ou creme que leve endívias frescas, favor sugerir...
me dou muito bem com elas...além do mais, não seria uma dieta tão esquisita assim, né?

Adriana disse...

Minha dieta:Não deixar de comer nada que gosto,afinal é melhor ser gordo feliz do que um magro triste,e nada que uma boa lipo não resolva!

Anônimo disse...

Passei para deixar uma beijoca e desejar boa semana

Beijufas

andorinha disse...

Como se pode pensar em dietas diante de uma boa feijoada à brasileira? Impossível :-)
Um beijo.

talita s2 kuba negão disse...

aha até que em fim consegui me add no msn ai gente.....
talitactteixeira@hotmail.com