sexta-feira, 13 de junho de 2008

O santinho querido.

Hoje é dia de Santo Antônio. Aquele que arranja marido, dirão em coro as moças solteiras. E uma boa parte das não solteiras também. Sinal dos tempos. Mesmo sem o consentimento da Igreja Católica, as legalmente separadas, as simplesmente abandonadas e as que buscam um outro companheiro, aderiram ao apelo para o santinho. Como não tenho evidências favoráveis ou contrárias de que o fato (conseguir par) seja conseqüência do ato (apelar ao santo), evito discorrer sobre a eficácia das ações do Antônio.

Independente dos motivos que levaram as pessoas a considerar este personagem como protetor das casadoiras, eu devo afirmar que algumas das formas de apelo ao santo, descritas ou passadas oralmente de geração em geração, são extremamente contraditórias, politicamente incorretas ou simplesmente hilárias. Nada mais contrário à preservação ambiental do que o estímulo ao esfaqueamento de bananeiras, na calada da noite.

A indicação de abrir a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial em sua vida, dizendo - “Santo Antônio, protetor dos enamorados, faça chegar até mim àquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz” – possibilita o aparecimento de oportunistas e compromete a segurança das solicitantes. Impensável nos dias de hoje, mesmo em condomínios fechados.

Vejam o primor desta simpatia para ser pedida em casamento - pegue uma fita vermelha e use no sutiã, entre os seios, por sete dias. Após este prazo, coloque dentro de um envelope, lacre e deixe no altar de Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo. Depois, acenda uma vela de sete dias. Diferente de outras simpatias que determinam a escolha do nome dos prováveis candidatos, esta é anônima e permite uma variada gama de possibilidades. Portanto, não estranhe se um desconhecido lhe oferecer flores, mesmo sem usar aquele desodorante da propaganda.

Finalmente uma divertida receita de banho de atração, para ser aplicado em qualquer horário do dia. Apesar de estar descrita em um site com simpatias de Santo Antônio não há referência ao santo, em nenhum momento. Inclui a fervura de um litro de água com sete pétalas de rosas vermelhas (símbolo da paixão), sete gotas de óleo essencial de sândalo (afrodisíaco), sete cravos da Índia (afrodisíaco) e sete pitadas de coentro (afrodisíaco). Coar e jogar do pescoço para baixo após o banho.

Com tanto afrodisíaco eu fico com pena do primeiro ser de calças compridas que aparecer na frente da vivente. Sacramentado o estrago, a própria vai ser obrigada a casar com o coitadinho. Mais um ponto para a fama de casamenteiro do santo, mesmo por vias tortas.

6 comentários:

Otávio disse...

Estas simpatias não servem para os meninos também, não é? Caso contrário vou ter que tomar cuidado para inadivertidamente e descuidadamente não juntar estes ingredientes e acabar no altar.

andorinha disse...

A paciência que o Santo precisa de ter para atender tantos pedidos e tantas formas de apelo :-)

MARIPA disse...

Gosto de Santo António,mas gosto mesmo!
Não necessitei de fazer nenhum pedido especial para me ajudar a arranjar marido...mas tem-me ajudado a encontrar coisas perdidas,ai isso é que é uma grande verdade.:)

Nasci e moro na freguesia de Santo António dos Olivais. Perto da minha casa fica a Igreja de Santo António onde há uma cela que dizem ser a cela de Fernando de Bulhões.

Gostei de saber mais simpatias das moças casadoiras! Aqui também há imensas...
Nunca ouvi falar de pedidos dos moços...mas deve haver.:)

Beijo carinhoso,querido amigo.

mundo azul disse...

...que delicia! Lembro do meu tempo de meninota...Gostava de fazer essas simpatias com as minhas amigas...
Beijos de luz e uma semana feliz!!!

Adriana disse...

Ainda bem que já casei...acho que não conseguiria fazer simpatias.

Ana disse...

A ironia fina do texto fez-me sorrir :-)
Um beijo, Odilon.