terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Prosa dura e tico-tico.

Não sei por que paro de escrever. Faz uma falta imensa. Perco muito com isto. Mas nem sempre apenas a constatação ou o sentimento desta perda são suficientes para colocarem as escritas nos eixos. Principalmente quando o tipo e teor da escrita são substituídos.

Nesta minha ausência não deixei formalmente de escrever. Mudei de foco. Por opção me dediquei a escrever sobre assuntos diferentes dos tratados aqui. De uma forma particularmente interessante tive de reaprender a escrever. Alfabetizar-me em linguagens editoriais bem distintas da informalidade do meu espaço. Acho que de certa forma me saí bem. Escrevo entrevistas ping-pong, reportagens e até press releases. Todos ainda sofríveis, mas já com cara daquilo que deveriam ser. Se tivessem a oportunidade, tenho certeza que os meus leitores reconheceriam que a entrevista é uma entrevista e que a reportagem lembra uma reportagem. E persisti na atividade de escrevinhador científico. Ora como autor, ora como "corrigidor" de textos alheios. Deste modo a produção, neste ínterim, não foi desprezível. Apenas um pouco desfocada do habitual.

É chegado o dia da remissão. Cansei da prosa dura e do estilo tico-tico. Quero voltar a escrever parágrafos longos, recheados de devaneios, com duplos e triplos sentidos. Sentir o regozijo na abundância dos pontos-e-vírgulas, das interrogações sem repostas, das longas reticências ....... Preciso me livrar das amarras da formação sintática ordinária do fato-a-ser-descrito-como-ele-é. Anseio por interpretar, criar, dar asas a imaginação e voar. De volta pra cá.

PS: a quem se interessar pela definição do estilo tico-tico e o resgate do ponto-e-vírgula, sugiro a leitura do mestre Claudio Moreno,
aqui.

3 comentários:

Chris disse...

Uhuuuu!!! A comunidade de leitores e fãs agradecem! Devo creditar parte dos méritos ao encontro memorável do último domingo, patrocinado por uma pequena roedora cor-de-rosa???

Lele disse...

Concordo com a Chris!
Acho que esse encontro domingo fez diferença...
Vai ser bom demais te ler de novo!!!
bjs

Otávio disse...

Gostei muito de saber o que é um texto tico-tico. Da prosa dura, bem você sabe neh, qual mineiro não gosta de prosa, pode ser dura, mole, meio dura, meio mole...

Parabéns pelo retorno. Espero que seja com maior freqüência.Olha eu no tico-tico gente! Vivendo e aprendendo.