quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Receita para um ano bom.


Apesar da formação, exerço o hábito da receita com muita parcimônia. Por opção, falta de clientela ou, mesmo porque, como não há certeza da obediência, nem em tempo, quantidade ou duração, contento-me com o exercício do conselho. Pelo menos este aceita o disfarce de desejo ou esperança.

Esperança que domina o final de cada ano. Esperanças altruístas que incluem, quase sempre, condições nas quais temos influência limitada. Para além dos votos holísticos e grandiosos de saúde, amor, felicidade e paz a minha receita inclui situação mais mundana, nem por isso menos apreciável ou prazerosa. Uma mistura de simplicidade com satisfação. Não é uma fórmula mágica. Muito menos uma solução. Se não for seguida não acarretará revides, retaliações ou represálias. Para alguns, o ano pode ser imensamente satisfatório na sua ausência. Por isso não é condição necessária. É até dispensável.

Mas quem assumir este compromisso terá a sensação de que o ano será bom por merecimento, não apenas por circunstância. Semelhante a um pacto nupcial, a promessa em seguir a receita garante que ninguém acabará 2009 com as mãos abanando. Garantia de satisfação ou o seu ano de volta.

A receita é muito singela: compartilhe bom-humor. Não guarde apenas para si. Distribua, doe, partilhe, alugue, venda, faça leasing, aplique, plante e colha bom-humor. Não no sentido de galhofar o ano inteiro. Humor compatível com a conjuntura de todos os momentos. Bom-humor na alegria e na tristeza. Na saúde e na doença. Isso mesmo, case com o bom-humor. Todos os dias. O ano inteiro.

E quem não se achar capaz de ou interpretar que não tem bom-humor para oferecer, que busque um compartilhamento invertido – aproxime-se, envolva-se, apodere-se, usufrua do bom-humor daqueles conhecidos bem-humorados. Sem a preocupação de extinguir as reservas do alheio. Este componente é inesgotável. O bom-humor é um poço sem fundo. Sempre há mais de onde brota o tesouro. Como uma reação em cadeia, bom-humor gera bom-humor. E assim por diante.

Alguma dúvida que dará certo?
Experimente e me mande a conta.
Em bom-humor.

6 comentários:

Adriana disse...

Com esta reeita invalivél acho que ganhara muito dinheiro.

Mas aqui lanço-lhe um desafio.Escolha ente as três coisas abaixo um bom motivo para ter bom humor e a ralize:

1. Assistir numa TV de 56 polegadas ,de plasma, o presidente na tv errando não só no portugues,mas também nas decisões

2.Pegar um cruzeiro para o Caribe de barco a vela ( laser ),com um principiante na navegação ,sem bússula e comandos ocean line

3. Vir numa cidade pequena no interior de Minas ( Frutal),sem muitas opções de lazer(com a família), comer muito churrasco ,com muito doce de leite e de figo e rir muito


TÁ DIFÍCIL,??? DESAFIO É DESAFIO


BJS NO CORAÇÃO

MARIPA disse...

Ora aqui está um receita do meu agrado... não tem químicos, não causa alergias e é grátis!

Abraço amigo, Odilon.

Ana disse...

Bom-humor é o que vim receber aqui, ao longo de todo o ano que passou. Obrigada, Odilon, por todos os sorrisos que fizeste nascer no meu rosto.

Um bom ano de 2009 para ti.

andorinha disse...

Claro que dará certo... apesar de, por vezes, ser difícil de executar.
Um beijo, Odilon.

Adriana disse...

Quando retorna a postar???

Saudades da aluna !

Como esta Otávio??

Adriana disse...

Sumis-te outra vez!