sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Detalhes são detalhes?


Uma das minhas grandes diversões em viagens é tirar fotos. Antes que alguém imagine um Cartier-Bresson, Sebastião Salgado ou Richard Avedon tenho de confessar que sou um mero lambe-lambe. Tiro fotos apenas por prazer. Com certeza acerto algumas. Sou um fotógrafo impressionista. Mais do que para um objeto em especial, a minha preocupação e foco pictórico estão voltados para luminosidades dos momentos. E como é difícil captar apenas jogos de luz, permito a inserção de coisas materiais para composição do cenário. Agora temos luminosidade em alguma coisa. Coisa esta que, do meu ponto de vista, ganhará destaque pela luz.

Bem, mas não é bem sobre as fotos que eu desejo escrever hoje. É de outro prazer relacionado com elas. Nomeá-las. Melhor seria afirmar que a atividade é – descrevê-las. Sim ao invés de simplesmente por o nome tenho - ou tinha – o hábito de escrever quase uma história lembrando detalhes e momentos da foto. Assim é que uma foto do coro da Notre Dame (ilustração deste post), numa chama criativa, se transforma em - “Detalhe do entalhe do retábulo do coro da Igreja de Notre Dame de Paris – Jesus de manto azul”.

Bastante criativo, não é mesmo? Pena que algumas forças ocultas contribuam para uma simplificação dos temas. Ou como gostam de afirmar para uma nomenclatura mais cool, intimista, clean... ou qualquer deste nomes modernos para aridez.

5 comentários:

roberto bezzerra disse...

com certeza, é um excelente fotógrafo impressionista...

quem estiver com as guardas abaixadas, consegue ver as nuances de luz, as cores, cheiros e temperatura do instante capturado.

seja lá em que idioma for...

Lele disse...

saudades...
vc devia fazer uma conta no flickr ou no PIN - http://pinfotos.abril.com.br/

bjs

MARIPA disse...

Fotógrafo de pormenores,diria eu...

Tenho a certeza que foi tudo visto com muito prazer e "olhos de ver"... e que ficou gravado nas fotos e na memória.

Fico à espera de mais!

Abraço carinhoso.

Ana disse...

Aridez... é o que não se pode dizer da tua forma de escrever. Tinha saudades de te ler. Ainda bem que voltaste.
A ausência prolongada vai ser compensada com fotos tão belas como esta?
Um beijo, Odilon.

Adriana disse...

Se toda vez que sumir e retornar em grande estilo assim vou ficar com inveja...lambe-lambe,heim???