sábado, 22 de novembro de 2008

Ser mãe é....


Como a língua portuguesa é muito rica, às vezes existe uma dificuldade em conceituar adequadamente as atividades desenvolvidas em território nacional. Desta forma não compreendi bem se o curso de hoje foi para gestantes, de gestantes, por gestantes, com gestantes ou apesar de gestantes.

E sim, fiquei interessado em saber se a amiga grávida aprendeu a ser gestante. Afinal para que serve um curso, no final da gestação, senão para ensinar o que não fazer na próxima.... Não creio que o casal vá parar na Gabriela. E como a única forma conhecida de novamente gerar um serzinho é ficar gestante, espero que tenha servido para alguma coisa.

A futura parturiente sabe que no meu conceito todas as mulheres, independente da intenção, desejo ou necessidade de passarem por este período deveriam fazer não um, mas vários cursos destes. Começando logo depois da menarca – ou um pouco antes quem sabe. O próximo ao primeiro sinal de compromisso sério com qualquer moço apresentável que lembre de longe a figura de um bom pai. Em seqüência, na época de noivado (que termo mais antigo), ou melhor, ao invés do noivado. Sugiro uma grande reunião familiar, para falar sobre gestação and beyond it... Afinal este deve ser um assunto de família.

Imaginem todos os membros interessados: os noivos, os pais, o irmão mais jovem que, por enquanto, só pensa naquilo com a nova namorada, a avó meio surda que não entende porque uma reunião para discutir sobre “gastação” se nem começaram os preparativos para as festas, até aquela tia solteirona do interior que adora perguntar quando os pombinhos vão casar e ter bebês. O mais interessante do curso serão as dramatizações e performances, não obrigatoriamente realizadas somente pelos noivos. Proponho que a tia treine a respiração cachorrinho da hora do parto e o irmãozinho de o primeiro banho no nenê – com certeza ele vai ter motivos mais palpáveis para se preocupar com a situação de lidar com uma coisa molinha.

Finalmente os cursos de reciclagem pré-nupcial e a cada dois anos depois do casamento. Com direito a diploma e reconhecimento pelo Ministério da Educação. Afinal estamos na Era do Conhecimento. Nada como uma boa overdose de informações para conscientizar casais sobre a missão, visão e valores da gestação. Mesmo que ela ocorra no oitavo mês da dita cuja.


PS: e sem imaginar que a ocorrência de uma gestação elimine a necessidade da continuidade dos cursos de reciclagem. Afinal gravidez não é vacina. Não fornece proteção para a próxima gestação. E tome curso.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Detalhes são detalhes?


Uma das minhas grandes diversões em viagens é tirar fotos. Antes que alguém imagine um Cartier-Bresson, Sebastião Salgado ou Richard Avedon tenho de confessar que sou um mero lambe-lambe. Tiro fotos apenas por prazer. Com certeza acerto algumas. Sou um fotógrafo impressionista. Mais do que para um objeto em especial, a minha preocupação e foco pictórico estão voltados para luminosidades dos momentos. E como é difícil captar apenas jogos de luz, permito a inserção de coisas materiais para composição do cenário. Agora temos luminosidade em alguma coisa. Coisa esta que, do meu ponto de vista, ganhará destaque pela luz.

Bem, mas não é bem sobre as fotos que eu desejo escrever hoje. É de outro prazer relacionado com elas. Nomeá-las. Melhor seria afirmar que a atividade é – descrevê-las. Sim ao invés de simplesmente por o nome tenho - ou tinha – o hábito de escrever quase uma história lembrando detalhes e momentos da foto. Assim é que uma foto do coro da Notre Dame (ilustração deste post), numa chama criativa, se transforma em - “Detalhe do entalhe do retábulo do coro da Igreja de Notre Dame de Paris – Jesus de manto azul”.

Bastante criativo, não é mesmo? Pena que algumas forças ocultas contribuam para uma simplificação dos temas. Ou como gostam de afirmar para uma nomenclatura mais cool, intimista, clean... ou qualquer deste nomes modernos para aridez.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Poucas palavras.

França 2008
L'Indre

Ausência. Bons motivos. Saudade. Viagem. Muita felicidade.

Com poucas palavras se encerra uma pausa.
Espero estar de volta.
Vou me atualizar com as novidades de todos os amigos que tiveram uma constância maior que a minha.
E me redimir da falta que fizeram.